DISCIPLINA, CONTROLE SOCIAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM BREVE ESTUDO À LUZ DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Priscila Aparecida Silva CRUZ
  • Silvane Aparecida de FREITAS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2011.v7n7.1674

Resumo

Nosso intuito neste artigo é apresentar as análises de Foucault referentes à formação da sociedade disciplinar, no sentido de favorecer o entendimento do funcionamento das suas formas de vigilância e punição em nossa sociedade, sendo o foco principal, a escola e suas relações de controle e vigilância. A pesquisa bibliográfica, ora realizada, tem como referencial teórico Michel Foucault e outros autores que avaliam a questão do poder disciplinar na formação da instituição escolar moderna. As reflexões sobre os resultados desta pesquisa bibliográfica visam a melhor compreensão dos mecanismos de exercício do poder disciplinar, frequentemente, utilizados na
Instituição Escolar e permitem inferir como esses mecanismos exercem o controle social, político e ideológico no contexto da uma sociedade como a atual, atravessada por interesses diversos e quase sempre contraditórios.

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Publicado

2011-12-14

Edição

Seção

Políticas Públicas e Comunitárias: Prevenção, Ação e Punição