PESQUISAS SOBRE O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD)

Autores

  • Adilson Gonçalves Silva
  • Sandra Regina Gimeniz- Paschoal

DOI:

https://doi.org/10.36311/1983-2192.2010.v0n6.1130

Resumo

Programas educacionais de prevenção são mecanismos utilizados para suprir necessidades, sendo importante conhecer peculiaridades de sua aplicação e resultados obtidos. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar o método e os resultados de publicações sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), tanto no Brasil quanto no exterior. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs, Medline, Cohrane e Eric, utilizando-se como descritores os termos Proerd, Dare, Programa Proerd, Dare program e Dare Project. Verificou-se que são escassas as publicações, sobretudo no Brasil, não há padronização de instrumentos de pesquisa e há divergências entre os resultados que avaliaram o PROERD. Conclui-se que é preciso ampliar a realização e a divulgação de pesquisas que investigam o desenvolvimento e os resultados do programa.

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Seção

Educação, Juventude e Prevenção