O ARGUMENTO DA “ALMA CAMINHANTE”: MALEBRANCHE E O CARÁTER INDISPENSÁVEL DAS IDEIAS NA PERCEPÇÃO

Autores

  • Pedro Falcão Pricladnitzky Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.16.p208

Palavras-chave:

Filosofia moderna, Filosofia da percepção, Nicolas Malebranche

Resumo

O artigo pretende analisar o argumento proposto por Malebranche, na Recherche de la verité, para estabelecer a necessidade das ideias na percepção. O argumento, que veio a ficar conhecido como o argumento da “alma caminhante”, introduz o conceito de ideia segundo Malebranche e a sua posição acerca das relações entre o ato de perceber e conteúdo percebido; além de ser o passo inicial da demonstração da visão em Deus, no livro III da Recherche. Desse modo, a sua interpretação adequada é de fundamental importância para a compreensão das teses propostas por Malebranche acerca da natureza da cognição humana. Em um primeiro momento, é apresentada a estrutura geral do argumento e as dificuldades interpretativas que ele suscita. Em um segundo momento, apresentamos e avaliamos o sucesso das diversas tentativas de solucinar as dificuldades que foram levantadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALQUIÉ, F. Le cartésiannisme de Malebranche. Paris. Librairie Philosophique J. Vrin. 1974.

ARNAULD, A. Des vraies et des fausses idées. Paris. Fayard. 1986

______. Oeuvres de Arnauld. Bruxelas. Culture et Civilisation. 1964- 1967

JOLLEY, N. The light of the soul. Nova York. Oxford University Press. 1990

LENNON, T. Malebranche’s argument for ideas and its systematic importance. In: Minds, Ideas and Objects. Vol. NAKS Studies in Philosophy. Vol. 2 p. 57-71. 1992.

LOCKE, J. The Works of John Locke. Londres. Oxford University Press. 1824.

MOREAU, D. Deux Cartésiens: La polémique Arnauld-Malebranche.

MALEBRANCHE, N. Oeuvres complètes de Malebranche. Paris. Librarie Philosophique J. Vrin. 1999

NADLER, S. Malebranche and Ideas. Nova York. Oxford University Press. 1992

______. Arnauld and the Cartesian philosophy of ideas. Princeton. Princeton University Press. 1989

PYLE, A. Malebranche. Londres. Routledge. 2003.

SCHMALTZ, T, Malebranche on ideas and the vision in God. In. Nadler, S. (ed.) Cambridge companion to Malebranche. Cambridge. Cambridge University Press. 2000. p. 59-87.

YOLTON, J. Perceptual Acquaintance. From Descartes to Reid. Minneapolis University of Minnesota Press. 1984.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Artigos