ENTRE LINGUAGEM E PINTURA: A PERCEPÇÃO EM MERLEAU-PONTY

Autores

  • Alex de Campos Moura Pós-doutorando pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4464

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, Linguagem, Pintura, Percepção

Resumo

Este artigo busca tratar da aproximação entre linguagem e pintura proposta por Merleau-Ponty, buscando mostrar que ela se baseia no reconhecimento de um vínculo intrínseco existente entre a percepção e a expressão e, por meio dele, de uma passividade inerente a toda criação. Trabalharemos, desse modo, a compreensão do filósofo de que é impossível manter os pressupostos da ontologia dualista que opera com a distinção completa entre o subjetivo e o objetivo, na medida em que a estrutura perceptiva explicita um movimento significativo que desconhece a antinomia dos termos, oferecendo-se como solo comum que tanto a pintura quanto a linguagem retomam, revelando ambas não como constituição pura, mas como transformação e subversão.

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Referências

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Publicado

2012-07-31

Edição

Seção

Artigos