SOBRE A CRÍTICA FILOSÓFICA DE ADORNO AO TÉDIO E O SEU REFERIDO CONCEITO EM LARS SVENDSEN

Autores

  • Felipe Resende da Silva Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4444

Palavras-chave:

Tédio moderno, Teoria crítica, Emancipação

Resumo

Este artigo está dividido em duas partes, cada qual contendo o seu objetivo distinto: na primeira parte, busca-se traçar um breve panorama sobre a atenção de Adorno em torno do problema do tédio na sociedade administrada. Na segunda parte, serão analisados alguns aspectos de seu conceito em Lars Svendsen (visto que Adorno não o desenvolveu analiticamente). Como veremos ao longo do desenvolvimento deste artigo, lançar os olhos sobre essa patologia social da modernidade significa realizar um diagnóstico do estado geral da cultura, onde o trabalho, o tempo livre e os objetos culturais se desviam do caminhoemancipatório do homem. A perda do teor ético dessas três instâncias acarreta em um fenômeno de deformação crônica sobre os indivíduos, a negar-lhes principalmente um sentido para a própria existência e a capacidade de realizarem experiências (Erfahrung). Assim, a própria ideia de progresso é posta em xeque, na medida em que em uma sociedade portadora de todos os elementos necessários para a emancipação humana toma o caminho oposto a esta, desumanizando os indivíduos das mais variadas maneiras possíveis. O problema do tédio, assim, aponta para uma mal resolvida dialética do progresso, no sentido da auto-realização humana estar obstruída pelo processo de integração social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, W. T. Dialética negativa; tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

______. Minina Moralia: Reflexões a partir da vida lesada; tradução de Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008a.

______. Palavras e sinais, modelos críticos 2; tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

______. Teoria estética; tradução de Arthur Morão. Lisboa: Edições 70, 2008b.

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos; tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio do Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

JAY, M. "Is Experience Still in Crisis? Reflections on a Frankfurt School Lament". The Cambridge Companion to Adorno. Ed. Tom Huhn. Cambridge University Press, 2004. Cambridge Collections Online. Cambridge University Press. 22 February 2012 DOI: 10.1017/CCOL0521772893.006.

FERREL, J. “Boredom, crime and criminology”. Theoretical Criminology. 2004, Vol. 8 (3): 287–302.

LA TAILLE, Y. Formação ética: do tédio ao respeito de si. Porto Alegre: Artmed, 2009.

OLIVEIRA, N. R. “Reflexões sobre a educação danificada”. In: Zuin, Antonio A. Soares; Pucci, Bruno; Oliveira, Newton R. A educação danificada: contribuições à teoria crítica da educação. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 1997.

SVENDSEN, L. Filosofia do tédio; tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

______. Mensagem pessoal. 20 de fevereiro de 2012.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Edição

Seção

Artigos