ENSINO DE FILOSOFIA E A ESCRITA DE SI: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Marcelo Donizete de Barros Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4398

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Escrita, Jogos de linguagem, Leitura

Resumo

Qual é o lugar da escrita no ensino da filosofia no Ensino Médio? Trata-se de uma reflexão sobre a escrita filosófica, viabilizada pela leitura de quem intenciona a escrita e não pela leitura para saber, isto é, para acumular ou reproduzir conhecimento. O que se constata, é que a escrita é uma das atividades essenciais do filosofar e possui caráter formador que precisa ser valorizado. Raros são os pensadores que não escreveram e, além do mais, vive-se num contexto em que ela, num sentido geral, é onipresente. A escrita filosófica, no nível da formação média, pode ser um contraponto às várias modalidades de produções disponíveis, caracterizadas pela velocidade e superficialidade. Sua consistência, tempo e modo de elaboração servem como resistência ao descartável. Sua finalidade é produzir sentido, nesse jogo de linguagem que é a filosofia.

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Publicado

2011-07-30

Edição

Seção

Artigos