SOBRE A FÉ: CONFRONTANDO KANT E FEUERBACH

Autores

  • Gabriel Almeida Assumpção Mestrando em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4558

Palavras-chave:

Fé, Deus, Feuerbach, Kant

Resumo

Abordaremos como a ‘fé racional pura’ de Kant surge no contexto da ligação necessária entre moralidade e felicidade (o conceito kantiano de sumo Bem). Em seguida, abordaremos a recepção deste filósofo por Feuerbach, que ora se serve de Kant, ora o critica, principalmente pela redução da religião à moralidade promovida pelo filósofo de Königsberg – haja vista que Feuerbach enfatiza o papel do sentimento na fé. Finalmente, confrontaremos Feuerbach com Kant, tentando observar qual é a sede da fé para cada autor: a razão pura e sua demanda de integração necessária da moralidade com a felicidade (Kant) ou o temor diante das forças da natureza somado ao desejo de imortalidade (Feuerbach). O que buscamos demonstrar é como, a nosso ver, tanto a razão quanto a afetividade estão em jogo na fé. A questão é a compreensão acerca de qual nível de consciência e de qual faculdade do ânimo se considera o ser humano. Busca-se também, ao longo da exposição, refletir sobre como Kant, ainda que tenha buscado fundar uma moral a priorística, acabou inserindo nela vários elementos históricos e contingentes, como fica nítido pela a influência do Cristianismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALFARO, J. De la Cuestion del Hombre a la Cuestion de Dios: Kant, Feuerbach, Heidegger, in Gregorianum, v. 62, n. 2, 1982, p. 211-272.

BECKENKAMP, J. Seis Modernos. Pelotas: Ed. Universitária, 2005.

BEISER, F. C. "Moral faith and the highest good". In. GUYER, P. The Cambridge companion to Kant and modern philosophy. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 2006, pp. 588-629.

CABADA CASTRO, M. El Hombre como Centro del Pensamiento de Feuerbach, in Pensamiento, v. 36, n. 141, 1980, pp. 5-27.

CASTILLA y CORTÁZAR, B. Feuerbach: la Autonomía de la Antropología Filosófica, in Pensamiento, v. 55, n. 212, 1999, p. 269-293.

FEUERBACH, L. Das Wesen des Christenthums. Stuttgart: Frommann, 1959-64.

______. Das Wesen der Religion. Disponível em: http://gutenberg.spiegel.de/buch/3456/4. Acesso em: 24 Jan 2012.

______. Necessidade de uma reforma da filosofia. In. FEUERBACH. Princípios da filosofia do futuro e outros escritos. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988, pp. 13-18.

______. Princípios da filosofia do futuro In. FEUERBACH, L. Princípios da filosofia do futuro e outros escritos Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988, pp. 37-100.

______. Teses provisórias para uma reforma da filosofia. In. FEUERBACH. Princípiosda filosofia do futuro e outros escritos. Trad. Artur Morão Lisboa: Edições 70, 1988, pp. 19-35.

HERRERO, F. X. Religião e história em Kant. Trad. José Ceschin. São Paulo: Loyola, 1991.

HÖSLE, V. Why Teleological Principles Are Inevitable for Reason: Natural Theology after Darwin. In HÖSLE, V. God as Reason: Essays in Philosophical Theology. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2013, pp. 24-49.

KANT, I. Crítica da razão prática. Edição Bilíngue. Trad. Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt am Main: Insel Verlag, 1974.

______.”Was heisst: Sich im Denken Orientieren?” In: KANT, I. Kants Werke VIII. Akademie Textausgabe. Abhandlungen nach 1781. Berlin: Walter de Gruyter, 1968, pp. 131-147.

LINDBERG, C. Luther and Feuerbach. Sixteenth Century Essays and Studies, v. 1, 1970, pp. 107-118. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3003687. Acesso em: 30 Set. 2010.

WOOD, A. Rational theology, moral faith, and religion. In. GUYER, P. The Cambridge companion to Kant and modern philosophy. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 2006, pp. 394-416.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Edição

Seção

Artigos