CRÍTICA AOS FUNDAMENTOS DO ESTADO MODERNO SEGUNDO MIKHAIL BAKUNIN

Autores

  • Rafael David Abrunhosa Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n26.08.p107

Palavras-chave:

Estado, Modernidade, Bakunin, Democracia, Liberdade

Resumo

O objetivo deste artigo é explicitar a crítica aos fundamentos políticos da sociedade burguesa desenvolvidas por Bakunin e, para tanto, demonstraremos o correlato entra a sociedade feudal e a nova sociedade estatal-capitalista, pois Bakunin desmistifica a ideia de ruptura entre essas duas sociedades, visto que apesar das importantes diferenças marcadas por essa transição, observa-se mais linhas de continuísmo do que de ruptura. Para que a liberdade e a democracia possam existir de fato é necessário a igualdade das condições materiais de existência, sendo esse o fundamento da crítica de Bakunin. Assim, os desdobramentos da teoria do pensador russo são determinados por estes pressupostos históricos, pressupostos estes que determinam sua análise da teoria do Estado moderno e o diferencia da análise de seus comteporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRUNHOSA, R. Da Vontade à Liberdade: Ciência, Trabalho e Educação Em Mikhail Bakunin. 2013. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza.

___________, R. O Conflito Entre Projetos De Modernidade De Marx/Engels E Os Narodnik`S Russos. In: Encontro Do Eixo Marxismo, Teoria Crítica E Filosofia Da Educação, 2013, Fortaleza. Anais Do II Colóquio Nacional Marx, Marxismo E A Pós-Modernidade, 2013. V. 1. P. 1.

BAKUNIN, M. A Ciência e a Questão Vital da Revolução. Editora Imaginário. 2009, São Paulo-SP.

__________________. A reação na Alemanha. In: Cadernos Peninsulares, Nova Série, Ensaio 17. Tradução: José Gabriel. Portugal: Editora Assírio & Alvin, 1976. p. 105-127.

_______________. De Baixo Para Cima E Da Periferia ao Centro: Textos Políticos, Filosóficos e de Teoria Sociológica de Mikhail Bakunin. Porto Alegre: Editora Alternativa, 2014.

_______________. Estatismo e Anarquia. São Paulo: Editora Imaginário, 2003.

______________. O Principio do Estado e Outros Ensaios. São Paulo: Editora Hedra, 2008.

______________. Socialismo, Federalismo e Anti-teologismo. Editora Cortez. 1988.

_______________. O socialismo libertário. São Paulo, Global, 1979.

Downloads

Publicado

2019-03-01