A COMPREENSÃO DO OUTRO ENQUANTO ABERTURA AO DIÁLOGO NA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE H.-G. GADAMER

Autores

  • José Wilson Rodrigues de Brito Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n26.05.p54

Palavras-chave:

Abertura ao outro, Compreensão, Diálogo, Gadamer, Hermenêutica

Resumo

O presente estudo tenciona uma discussão a respeito da dimensão ético-política a partir do pensamento de Hans-Georg Gadamer em sua hermenêutica filosófica. Esta reflexão se dá com base no problema relacionado à alteridade e solidariedade na perspectiva do diálogo. O estudo bibliográfico tem sua fundamentação básica nas obras "Verdade e Método" e seus escritos posteriores, a saber, "La Herencia de Europa" e "Elogio da Teoria". A hermenêutica da práxis gadameriana coloca a questão do respeito ao outro como algo essencial nos dias atuais para que se possa alcançar uma consciência de cidadania que perpasse o aspecto do diálogo como estratégia de compreensão do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wilson Rodrigues de Brito, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O presente estudo tenciona uma discussão a respeito da dimensão ético-política a partir do pensamento de Hans-Georg Gadamer em sua hermenêutica filosófica. Esta reflexão se dá com base no problema relacionado à alteridade e solidariedade na perspectiva do diálogo. O estudo bibliográfico tem sua fundamentação básica nas obras Verdade e Método e seus escritos posteriores, a saber, La Herencia de Europa e Elogio da Teoria. A hermenêutica da práxis gadameriana coloca a questão do respeito ao outro como algo essencial nos dias atuais para que se possa alcançar uma consciência de cidadania que perpasse o aspecto do diálogo como estratégia de compreensão do outro.

Referências

BERNSTEIN, R. J. Si la acción fuera o pretendiera ser todo el pensamiento, ese sería el final del pensamiento. Richard Bernstein en conversación con la redacción de Areté. Areté. Revista de Filosofía, vol. XVIII, nº 1, p. 159-174, 2006.

______________. What is the Difference That Makes a Difference? Gadamer, Habermas, and Rorty. PSA: Proceedings of the Biennial Meeting of the Philosophy of Science Association. Vol. 2, p. 331-359, 1982.

CARVALHO, H. B. A. de. Em torno à H.-G. Gadamer. Síntese – Revista de Filosofia, v. 29, n. 95, p. 425-436, 2002.

DA SILVA, D. J. S. Apontamentos sobre a experiência do outro, amizade e solidariedade em H.G. Gadamer. Revista Peri, v. 06, n. 01, p. 77 – 98, 2014.

GADAMER, H.G. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. 10. ed. Petrópolis – Rj: Editora Vozes, 2008.

______. Verdade e Método II: complementos e índices. Trad. Marcia Sá Cavalcante-Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

______. La herencia de Europa. Barcelona: Ediciones Península, 1990.

______. Arte y Verdad de la Palabra, Barcelona: Paidós, 1998.

______. Elogia da Teoria. Traduzido por João Tiago Proença. Lisboa: Edições 70, 2001.

______. Elogio de la Teoría: Discursos y artículos. Traduzido por Anna Poca. Barcelona: Ediciones Península, 1993a.

____________. Ästhetik und Poetik I: Kunst als Aussage. Tübingen: J.C.B. Mohr (Paul Siebeck), 1993b.

_____________. Hermeneutica em Retrospectiva: a virada hermenêutica. Tradução de Marco Antonio Casanova. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

____________. Hermeneutics, Religion, and Ethics. Trans. Joel Weinsheimer. New Haven: Yale University Press, 1999.

HAMMES, I. L. Da voz do outro ao encontro de mundos: Gadamer, o multiculturalismo e o diálogo de culturas. 2012. 135 f. Tese (Doutorado em Filosofia) Programa de Pós Graduação em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2012.

LEÓN, L. O. Ciudadanos de dos mundos: Lo mejor de la herancia europea, según H. G. Gadamer. A Parte Rei Revista de Filosofia. nº 57, pp. 1-9, 2008.

WALHOF, D. R. The Democratic Theory of Hans-Georg Gadamer. Palgrave Macmillan; Grand Rapids, 2017.

_____________. Friendship, Otherness and Gadamer’s Politics of Solidarity. Political Theory, vol. 34, n. 5, p. 569-593, 2006.

Downloads

Publicado

2019-03-01