A CRÍTICA DE LUDWIG FEUERBACH A FILOSOFIA ESPECULATIVA ALEMÃ

Autores

  • Renata de Freitas Chaves Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jean Michel de Lima Silva Mestra em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Professora da Faculdade Pitágoras

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.13.p204

Palavras-chave:

Ideia absoluta, Natureza, Filosofia especulativa alemã

Resumo

A finalidade do presente trabalho é explicitar a crítica de Ludwig Feuerbach a filosofia de Hegel. Para tanto, se faz necessário utilizar como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, pela qual é trabalhada a obra: “Para a crítica da filosofia de Hegel” (1839) edição bilíngue português-alemão. De sorte que, o objetivo da pesquisa é abordar a acusação de Feuerbach a Hegel de estabelecer uma pressuposição da “ideia absoluta”, desde o seu ponto de partida lógico, a saber, com o Ser puro. Nesse sentido, Hegel não começa com o Ser real, mas sim com o conceito de Ser. Ocorre que Hegel pressupõe a identidade entre Ser e Pensar como uma verdade objetiva, isto é, ele não é crítico da “ideia absoluta”. Contudo, chegase ao resultado que Feuerbach propõe uma inversão do idealismo alemão para a filosofia da sensibilidade, quer dizer, demonstra a necessidade da passagem da compreensão formal da natureza como um “eu objetivado”, ou como uma espécie de “pensamento do ser-outro do pensamento”, para a verdade da consciência sensível e da existência autônoma da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAGAS, E. F.; REDYSON, D. Apresentação. In: FEUERBACH, Ludwig. Para a crítica da filosofia de Hegel. São Paulo: LiberArs, 2012. p. 07-21.

DUDLEY, W. Idealismo alemão. Tradução de Jacques A. Wainberg. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

FEUERBACH, L. A essência do cristianismo. Tradução e notas de José da Silva Brandão. Campinas, SP: Papirus, 1988.

______. Filosofia da Sensibilidade: Escritos (1839-1846). Tradução de Adriana Veríssimo Serrão. Lisboa, Portugal: Centro de filosofia da universidade de Lisboa, 2005.

______. Para a crítica da filosofia de Hegel. Edição Bilíngue a partir do original alemão de 1839. Tradução de Adriana Veríssimo Serrão. São Paulo, SP: LiberArs, 2012.

______. Preleções sobre a essência da religião. Tradução de José da Silva Brandão. Petrópolis: Vozes, 2009.

HEGEL, G. W. F. Ciência da lógica: 1. A doutrina do Ser. Traduzido por Christian G. Iber, Marloren L. Miranda e Federico Orsini. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2016.

______. Ciência da lógica: (excertos). Seleção e tradução de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Barcarolla, 2011.

______. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio: 1830. Tradução de Paulo Meneses e José Machado (Volume I: A Ciência da Lógica). São Paulo: Loyola, 1995.

______. Enzyklopädie der philosophischen Wissenschaften I. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1986.

______. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses; com a colaboração de Karl-Heinz Efken, e José Nogueira Machado. Petrópolis, RJ: Vozes e Editora Universitária São Francisco, 2008.

______. Wissenschaft der Logik I. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1986.

______. Wissenschaft der Logik II. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1986. INWOOD, M. Dicionário Hegel. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

SAMPAIO, B. A. Dialética e materialismo: Marx entre Hegel e Feuerbach. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

Downloads

Publicado

2019-01-09

Edição

Seção

Artigos