CULTURA ESTÉTICA EM FRIEDRICH SCHILLER

Autores

  • Selmy Menezes de Sousa Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.03.p22

Palavras-chave:

Schiller, Estética, Política

Resumo

As cartas sobre A educação estética do homem (1795), para além de um tratado estético, são também um manifesto político – essa é a perspectiva que direciona e justifica este trabalho. Logo nas primeiras cartas, Schiller deixa claro que a pesquisa dedicada ao Belo e à Arte se relaciona intimamente com os problemas da felicidade e da política; afirma, com todas as letras, que o caminho trilhado através do problema estético conduz à resolução prática do problema político. A partir da análise dos principais elementos que compõem a reflexão expressa na obra destacada, pretende-se demonstrar que o ponto de partida e chegada da filosofia schilleriana é a sociabilidade entre os homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, R. Introdução. In: SCHILLER, F. Cultura estética e liberdade. Organização e tradução de Ricardo Barbosa. São Paulo: Hedra, 2009.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valério Rohden e UdoBaldurMoosburger. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

RIEDEL, W. Viragem antropológica: Schiller como pensador da ‘época da charneira’. Tradução de Teresa R. Cadete.In: CADETE, T. M. L. R.; SANTOS, L. R. (Coord.). Schiller, Cidadão do Mundo. Lisboa: CEEA/CFUL, 2007, p.35-55.

ROSENFELD, A. Introdução. In: SCHILLER, F. Cartas sobre a Educação Estética da Humanidade. São Paulo: EPU, 1991, p. 7-34.

SCHILLER, F. A educação estética da humanidade numa série de cartas. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1995.

______. Cultura estética e liberdade. Organização e tradução de Ricardo Barbosa. São Paulo: Hedra, 2009.

SÜSSEKIND, P. O impulso lúdico: Sobre a questão antropológica em Schiller. Artefilosofia, Ouro Preto, n.10, p. 11-24, abr.2011.

SUZUKI, M. Notas. In: SCHILLER, F. A educação estética da humanidade numa série de cartas. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1995.

______. O belo como imperativo. In: SCHILLER, F. A educação estética da humanidade numa série de cartas. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1995.

Downloads

Publicado

2019-01-08

Edição

Seção

Artigos