IMPLICAÇÕES SOCIAIS E DIDÁTICA FILOSÓFICA

Autores

  • Marcos Machado Mestrando pelo Profissional em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.08.p110

Palavras-chave:

Didática, Didática filosófica, Ensino filosófico, Sociedade, Modernidade

Resumo

Este texto tem como objetivo apontar algumas considerações a respeito de uma possibilidade de didática filosófica no âmbito do Ensino Médio, pois no que diz respeito à filosofia enquanto disciplina, o tratamento da questão didática entre os docentes dessa área é efetuado de maneira pífia. Por essa razão, pretende-se apresentar o modo pelo qual os costumes de determinada sociedade interferem na elaboração de uma proposta didática filosófica nesse nível de ensino e indicar que toda metodologia, sobretudo filosófica, deve considerar a situação contextual, projetar certo tipo de civilização e idealizar certos tipos de comportamentos, antes de sugerir qualquer didática. Além disso, pretende-se também analisar os pressupostos dos estudantes. Principalmente, quando eles imaginam que suas determinações de uma aula diferente resolveriam a problemática relação entre o que ensinar e como ensinar. Com efeito, quando estudantes do Ensino Médio sugerem: “professor nos dê uma aula diferente”, quais implicações estariam, mesmo que de maneira velada, nesses tipos de discursos? O que eles estão entendendo por diferente quando exigem uma aula com outras configurações? Que tipo de aula almejam? Quais fatores externos interferem em suas inquietações?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 5. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ABBAGNANO, N.; VISALBERGHI, A. História da pedagogia. Trad. Glicínia Quartin. Lisboa: Livros Horizonte, s/d. v. II.

BOAVIDA, J. Por uma didática para a filosofia: análise de algumas razões. “Revista filosófica de Coimbra”, Coimbra, v. 5, n.9, 1996.

BRANDÃO, J. S. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BRUNI, J. C. O Tempo da Cultura em Nietzsche. “Revista da Sbpc”, São Paulo, v. 54, n.2, 2002.

CEPPAS, F. Desencontros entre ensinar e aprender filosofia. “Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação”. Nº 15, 2010.

CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CERLETTI, A. Didáctica filosófica, didáctica aleatoria de la filosofía. Educação (UFSM), Santa Maria, 2015.

GALLO, S. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio, 2012.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Introdução ao estudo da filosofia. Apontamento para uma introdução e um encaminhamento ao estudo da filosofia e da história da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

LARROSA, J. Nietzsche e a educação. Trad. Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. “Revista Brasileira de Educação”, jan/fev/mar/abr., 2002.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.

NASÓN, P. O. Metamorfosis. Trad. Antonio Ruiz de Elvira. Barcelona: Bruguera, 1983.

NIETZSCHE, F. W. Escritos sobre educação. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. São Paulo: Loyola, 2003.

NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polémica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia da Letras, 1998. O que é a reforma do ensino médio? Ministério da educação, plataforma de dúvidas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361. Acesso

em 30 mar. 2018.

SILVA, F. L. Descontrole do tempo histórico e banalização da experiência. In: NOVAES, A (Org.). Mutações. Rio de Janeiro: Agir; São Paulo: Edições SESC SP, 2008.

TÜRCKE, C. Sociedade excitada. Trad. Antonio A. S. Zuin... [et AL.]. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

VAZ, H. C. L. Escritos de Filosofia VII: raízes da modernidade. São Paulo: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-11