A ARTE EM SARTRE: UMA INSTÁVEL RELAÇÃO ENTRE REAL E IMAGINÁRIO

Autores

  • Vinicius X. Hoste Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.22.p267

Palavras-chave:

Arte, Real, Irreal, Imagem, Percepção

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar a questão da obra de arte na filosofia de Sartre como uma relação instável entre a realidade e a irrealidade. O que se quer mostrar aqui é que a arte, da maneira como é entendida pelo filósofo francês, não se dá diretamente à percepção, mas exige que a consciência opere uma negação daquilo que é percebido e forme a partir disso uma imagem. Isso, contudo, não significa que a matéria real da obra não possua importância alguma, já que é somente através dela que a irrealidade da imagem pode se manifestar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASTIER-VEZON, S. Sartre et la peinture: Sartre préférait-il les mots aux images? Sens Public, Paris, 2009/1. Disponível em: http://www.senspublic.org/article.php3?id_article=617. Acesso em 01 de ago. 2015.

CABESTAN, P. L’imaginaire Sartre. Paris: Ellipses, 1999.

______. L’être et la conscience: Recherches sur la Psychologie et l’ontolophénoménologie sartrienne. Bruxelles: OUSIA, 2004.

COELHO, I. M. Sartre e a interrogação fenomenológica. 1978, 472 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 1978.

GIOVANNANGELI, D. Imaginaire, monde, liberté. In: BARBARAS, Renaud (Org.). Sartre: Désir et liberté. Paris: Presses Universitaires de France, 2005.

NOUDELMANN, F. Sartre: l’incarnation imaginaire. Paris: L’Harmattan, 1996.

SARTRE, J. P. Le peintre sans previlèges. In: Situations IV. Paris: Gallimard, 1964.

______. L’artiste e as conscience. In: Situations IV. Paris: Gallimard, 1964b.

______. Les peintures de Giacometti. In: Situations IV. Paris: Gallimard, 1964c.

______. Qu’est-ce que la littérature? Paris: Gallimard, 1972.

______. Coexistences. In: Situations IX. Paris: Gallimard, 1972b.

______. Cahiers pour une morale. Paris: Gallimard, 1983.

______. Conferência de Jean-Paul Sartre - Universidade Mackenzie (1960). In: Discurso, São Paulo, n. 16, p. 7 – 32, 1987. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/discurso/article/viewFile/37918/40645. Acesso em 05 de

jul. 2015.

______. L’Imaginaire: Psychologie phénoménologique de l’imagination. Paris: Gallimard, 2010.

______. A náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

SICARD, M. Sartre et l’esthetique. Obliques, Nyons, Éditions Borderie, n° 18-19, p. 169-194, 1979. Disponível em: http://www.michel-sicard.fr/textes/sartre/sartreesthetique.pdf. Acesso em 07 de ago. 2015.

SILVA, F. L. Ética e literatura em Sartre. São Paulo: UNESP, 2004.

SOUZA, T. M. Sartre e a literatura engajada. São Paulo: Edusp, 2008.

______. Ética e estética no pensamento de Sartre. Revista Estudos Filosóficos, São João del-Rei, n. 4, p. 84 – 96, 2010. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art5-rev4.pdf. Acesso em 25 de jul. 2015.

VAUDAY, P. Sartre: l’envers de la phénoménologie. Rue Descartes, Paris, n. 47, p. 8 –18, 2005/1. Disponível em: http://www.cairn.info/revue-rue-descartes-2005-1-page8.htm. Acesso em 05 de ago. 2015.

Downloads

Publicado

2018-07-28

Edição

Seção

Artigos