DIALÉTICA DO SIGNIFICADO EXISTENCIAL: O QUE É “SIGNIFICADO” E QUAL É A SUA ONTOLOGIA? A RAZÃO (VERNUFT) POR TRÁS DAS RAZÕES

Autores

  • Felipe Resende da Silva Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.07.p82

Palavras-chave:

Razão, Significado, Dialética, Teoria Crítica

Resumo

Trata-se da tentativa de formular dialeticamente um conceito de significado da existência e expor sua base ontológica. Para tanto, partiremos dos momentos abstratos do significado (seu “para-si” e “em-si” desconectados) para posteriormente realizar uma síntese viva desses momentos (seu “em-si e para-si”). Em seguida, argumentaremos que essa síntese viva está sustentada por uma totalidade conceitual da Razão mediada tanto pelo princípio de identidade (em um certo nível) quanto pelo não-idêntico. Pela perspectiva do princípio de identidade, o significado se manifestaria na apropriação consciente do mundo pelo homem. Pela perspectiva do não-idêntico, o significado remeteria ao âmbito do inesperado – no não-pré- estabelecido, no momento lúdico e/ou estético. Tal dupla mediação constituiria a infinidade da significação – sua inesgotabilidade. Como aporte teórico básico teremos a Dialética Negativa de Theodor Adorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. “Negative Dialektik”. In: Digitale Bibliothek Band 97: Theodor W. Adorno: Gesammelte Schriften, 2003a.

______. “Noten zur Literatur: Versuch, das Endspiel zu verstehen”. In: Digitale Bibliothek Band 97: Theodor W. Adorno: Gesammelte Schriften, 2003b.

GAGNEBIN, J. Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

PUCCI, B. “A dialética negativa enquanto metodologia em pesquisa em educação: atualidades”. In: Revista e-curriculum, São Paulo, v.8 n.1 ABRIL 2012.

SVENDSEN, L. Filosofia do tédio; tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006

Downloads

Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Artigos