FILOSOFIA POLÍTICA E TRADIÇÃO INDÍGENA AMAZÔNICA: POLÍTICA SEM AUTORIDADE ENTRE OS KATXUYANA

Autores

  • Daniel Arruda Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.08.p96

Palavras-chave:

Tradição indígena, Estado, Autoridade, Katxuyana

Resumo

Com uma frequência cada vez maior e com uma solicitação que reúne teóricos e ativistas políticos, alguns autores têm esboçado a preocupação com o esgotamento da forma estatal para a organização do convívio e dos negócios humanos, bem como levantado questões sobre a possibilidade de se conceber formas outras que ajudem a solucionar antigos e novos problemas políticos. Seria o Estado o inimigo comum da filosofia política contemporânea? Seria apropriado à filosofia buscar alternativas à organização política nomeada de Estado? Estabelecendo um diálogo com Pierre Clastres e Hannah Arendt, lidando privilegiadamente com o conceito de autoridade, tem o presente artigo o objetivo de trazer à baila o impasse da fórmula estatal, consultando outros modelos de poder que orientam a organização de sociedades de homens. Para essa finalidade, as linhas que se seguem se aproximarão da tradição indígena amazônica e de uma espécie de política que não se funda na autoridade, tendo como base de observação as aldeias do povo Katxuyana e seu modo de ser político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, G. La comunità che viene, Torino: Bollati Boringhieri, 2001.

______. Homo sacer: il potere sovrano e la nuda vita, Torino: Piccola Biblioteca Einaudi, 1995.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro, tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida, São Paulo: Perspectiva, 2009.

______. A condição humana, tradução de Roberto Raposo, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

______. Sobre a violência, tradução de André de Macedo Duarte, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

CASTRO, E. V. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia, São Paulo: Cosac Naify, 2002.

CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado: investigações de antropologia política, tradução de Bernardo Frey, Porto: Afrontamento, 1979.

GIRARDI, L. G. “Gente do Kaxuru”: mistura e transformação entre um povo indígena karib-guianense. 2011, 150p. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

GRUPIONI, D. F. Tempo e espaço na Guiana Indígena in Redes de relações nas Guianas, organização de Dominique Gallois, São Paulo: Humanitas/FAPESP, 2005.

HARDT, M.; NEGRI, A. Império, tradução de Berilo Vargas, Rio de Janeiro: Record, 2001.

HOBBES, T. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil, série Os Pensadores, tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva, São Paulo: Abril Cultural, 1979.

MATOS, A. S. M. C. Filosofia radical e utopia: inapropriabilidade, an-arquia, a-nomia, Rio de Janeiro: Via Verita, 2014.

MELLO, A. R. T. Tamiriki, Pata Yotono Kwama: a reconstrução de uma casa, a valorização de uma cultura e o protagonismo dos ameríndios Kaxuyana às margens do Rio Cachorro (Oriximiná-PA). 2014. 275p. Tese (Doutorado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

NASCIMENTO, D. A. Do fim da experiência ao fim do jurídico: percurso de Giorgio Agamben, São Paulo: LiberArs, 2012.

______. Umbrais de Giorgio Agamben: para onde nos conduz o homo sacer?, São Paulo: LiberArs, 2014.

QUEIROZ, R. C.; GIRARDI, L. G. Dispersão e concentração indígena nas fronteiras das Guianas: análise do caso Kaxuyana, in Revista Brasileira do Caribe, vol. XIII, nº 25, São Luis, Jul-Dez 2012, pp. 15-42.

RIVIÈRE, P. O indivíduo e a sociedade na Guiana: um estudo comparativo sobre a organização social ameríndia, tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura, São Paulo: USP, 2001.

VILAÇA, A. O que significa tornar-se o outro? Xamanismo e contato interétnico na Amazônia, in Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, nº 44, outubro/2000.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Artigos