AUTORIDADE E FORMAÇÃO

Autores

  • Emerson Filipini de Lima Mestrando em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4904

Palavras-chave:

Autoridade, Formação, Teoria Crítica, Adorno

Resumo

Neste artigo pretendemos discutir qual o papel da autoridade na formação dos indivíduos, tendo como base o pensamento de T. W. Adorno, nos aprofundando especificamente em suas reflexões do livro Educação e Emancipação. Explicarei a importância que a família tem na formação, sobretudo, a figura de autoridade paterna durante a infância, e como ela sofreu mudanças na passagem do capitalismo liberal para o capitalismo tardio. Essas mudanças têm grande impacto na formação, pois, a partir da perda de autoridade da família no capitalismo tardio, vemos a conseqüente fragilização da individualidade. Influenciado pela psicanálise de Freud, o pensador frankfurtiano faz uma crítica social muito profunda, mostrando como acontecimentos políticos e econômicos estão ligados ao processo de formação e como influenciam na estrutura psíquica dos indivíduos (criação do superego), tendo reflexos em sua personalidade e comportamento. Com a decadência do capitalismo liberal e da família burguesa a figura paterna não exerce mais a autoridade que exercia outrora. Assim, o complexo edipiano não é resolvido, podendo originar uma personalidade autoritária, contudo, esta etapa de identificação deve ser superada, ela é apenas uma fase importante para incorporação de normas básicas para a vida social durante a primeira infância. Após esta fase o indivíduo passa por um processo de amadurecimento, começa a elaborar as regras internalizadas conforme sua experiência de vida, passa a confrontar seus ideais da infância com a sua realidade presente e, conseqüentemente, reflete de maneira crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

______. Mínima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. São Paulo,1993.

______. Teoria da Semiformação. Disponível em: <<http://adorno.planetaclix.pt/tadorno.htm>>. Acesso em: 16 de abril de 2009.

______. Liderança democrática e manipulação de massas. Disponível em: <<http://adorno.planetaclix.pt/tadorno25.htm>> Acesso em: 22 de agosto de 2009.

______. La personalidade Autoritária. Buenos Aires: Editora Proyección, 1965.

______. & HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1985.

BOLLE, Willi. A idéia de formação na modernidade. In: Paulo Ghiraldelli Jr. (Org) Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez Editora, Editora UFPR, 1996.

BUENO, S. F. Da dialética do esclarecimento à dialética da educação. Revista Educação-Especial Adorno Pensa a Educação, edição n°10, Editora Segmento, Osasco, 2009.

CROCHIK, J. L. Educação para a resistência contra a barbárie. Revista EducaçãoEspecial Adorno Pensa a Educação, edição n°10, Editora Segmento, Osasco, 2009.

DUARTE, Rodrigo. Esquematismo e Semiformação. Disponível em: <<http://www.scielo.br/pdf/es/v24n83/a07v2483.pdf>> Acesso em: 8 de novembro de 2009.

FREUD, S. Psicologia de Grupo e a Análise do Ego. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1976.

HORKHEIMER, Max Eclipse da Razão. Rio de Janeiro: Labor, 1976.

MAAR, W. L. Adorno, Semiformação e Educação. Revista educação e Sociedade 83, vol. 24, Agosto, 2008.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1998. V. 2.

______. Idéias sobre uma teoria crítica da sociedade. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.

______. Eros e Civilização: uma crítica filosófica ao pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.

PUCCI, Bruno. A teoria da semicultura e suas contribuições para a teoria da crítica da educação. In: Educação Danificada: contribuições à teoria crítica da educação. Petrópolis: Editora Vozes, São Carlos: Editora UFSCar, 1998.

ROUANET, Sergio Paulo. Teoria Crítica e Psicanálise. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 1989.

Downloads

Publicado

2010-12-25

Edição

Seção

Artigos