O FIO CONDUTOR DA HISTÓRIA UNIVERSAL NA OBRA: “IDEIA DE UMA HISTÓRIA UNIVERSAL DE UM PONTO DE VISTA COSMOPOLITA” DE IMMANUEL KANT

Autores

  • Jean Michel de Lima Silva Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Renata de Freitas Chaves Mestra em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4568

Palavras-chave:

Fio Condutor, História Universal, Constituição

Resumo

A presente pesquisa tem por finalidade demonstrar o fio condutor que rege toda a história universal para Immanuel Kant. A metodologia a ser utilizada se baseia na pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, pela qual trabalharemos a edição bilíngue (Alemão-Português) da obra: “Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita”. É de se verificar que a história universal se ocupa da narrativa das ações humanas, a saber, de suas manifestações. Nesta perspectiva Kant busca uma apreensão filosófica da história universal, acompanhando um plano oculto da própria natureza que busca efetivar uma constituição política perfeita. Assim para atingirmos nosso objetivo de explicitar o fio condutor da história universal, analisaremos primeiramente o homem como o único ser racional sobre a face da terra, como também, a exigência de se cultivar esta mesma razão no âmbito da espécie e da história. Em um segundo momento, trabalharemos o antagonismo como motor que desperta os talentos humanos e os faz superar sua tendência à preguiça. Temos aqui o aparecimento da “astúcia da razão” que se utiliza dos vícios (tais como: projeção, ânsia de dominação e vaidade) para alcançar o desenvolvimento cultural e garantir uma sociedade na qual a liberdade se expressa sob leis civis. Por fim, abordaremos ainda as relações internacionais entre Estados e a elaboração de um Estado cosmopolita universal. Chega-se ao resultado, que para Kant, o conjunto da história humana é a efetivação de um plano oculto da própria natureza que procura estabelecer uma constituição política perfeita tanto internamente, como, externamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUDLEY, W. Idealismo alemão. Tradução de Jacques A. Wainberg. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

FARIA, M. do C. B. de. Direito e ética: Aristóteles, Hobbes, Kant. São Paulo: Paulus, 2007.

GALEFFI, R. A Filosofia de Immanuel Kant. Brasília: editora Universidade de Brasília, 1986.

GIANNOTTI, J. A. Kant e o espaço da história universal. In: TERRA, R. R.. (Org.), tradução de Rodrigo Naves. Immanuel Kant - Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986, v. , p. 103-150.

HÖFFE, O. Immanuel Kant. Tradução de Christian Viktor Hamm e Valerio Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

KANT, I. A metafísica dos costumes. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2008.

_______. Crítica da Faculdade do Juízo. Tradução de Valério Rohden e Antônio Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

_______. Crítica da Razão Prática. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2008.

_______. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Nova Cultura, 1987.

_______. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Ed. Bilíngue Alemão/Português. Tradução de Rodrigo Naves e Ricardo R. Terra. São Paulo: Brasiliense, 1986.

LEBRUN, G. Uma escatologia para a moral. In: TERRA, R. R.. (Org.), tradução de Rodrigo Naves. Immanuel Kant - Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986, v. , p. 75-101.

NADAI, B. Teleologia e História em Kant: a Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. São Paulo. 2006.

OLIVEIRA, M. A. de. Ética e Sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1993. – (Coleção filosofia: 25).

TERRA, R. R.. Algumas questões sobre a filosofia da história em Kant. In: TERRA, R. R.. (Org.). Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986, v. , p. 43-74.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Edição

Seção

Artigos