A MÚSICA DA FILOSOFIA DE ADORNO

Autores

  • Rafael Reis Pombo Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4476

Palavras-chave:

Filosofia interpretativa. Música atonal. Conceito. Dificuldade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas afinidades estruturais existentes entre a filosofia de Adorno e a música de Schoenberg. A mais evidente delas é a dificuldade intencional de apreensão das obras de ambos os autores, que se demonstra possuir um motivo social e um motivo técnico. Vemos também a semelhança de alguns procedimentos adotados pela música atonal com procedimentos utilizados por Adorno em seu projeto filosófico, o que confere o mesmo estatuto e importância à tensão presente nos discursos. O estudo procura, dessa forma, discutir como e porque o filósofo se aproxima da linguagem da arte, da música e, mais especificamente, da música atonal.

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Referências

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Publicado

2012-07-31

Edição

Seção

Artigos