BERGSON E A EVOLUÇÃO DA VIDA

  • Ana Beatriz Antunes GOMES (UERJ/Université de Toulouse II)
Palavras-chave: Impulso Vital. Matéria. Vida. Diferenciação. Evolução.

Resumo

Bergson sustenta que a ordem vital é essencialmente um processo inesgotável de criação. A vida é um aspecto expressivo do tempo que, por sua vez, é autônomo e independente do espaço e do sujeito, bem como irredutível às funções quantitativas de medida. Trata-se da natureza qualitativa e virtual de toda diferença que devém natureza viva por uma atualização irresistível. Contudo, não é menos verdade que a vida se apresenta comumente menos em sua essência movente do que por meio de seus acidentes de percurso, recortando individualidades e se hipnotizando em generalizações ou repetições diversas, que imitam antes a ordem física, quiçá a geométrica. Pretendemos nesse Artigo acompanhar o movimento do impulso vital - responsável por conduzir o processo de diferenciação de virtual à atual - em sua força explosiva,
em suas nuances, obstáculos encontrados e sua inevitável superação ao compor novidades radicalmente imprevisíveis. Desse modo, compreenderemos que o traço característico da evolução biológica não é a capacidade de adaptação das formas vivas ao meio que lhes impõe condições de existência, mas, sim, sua intrínseca potência criadora que prolifera composições entre a matéria e o espírito - direções diversas e até extremas de duração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Antunes GOMES (UERJ/Université de Toulouse II)

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado
2014-12-18
Seção
Artigos