CRIAÇÃO E CRIATIVIDADE COMO EXPRESSÃO DA LIBERDADE: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA EM MERLEAUPONTY, FOUCAULT E WALDENFELS

Autores

  • Márcio Junglos Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) e Professor da Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4436

Palavras-chave:

Método genealógico, Criatividade, Inclusividade, Liberdade, Foucault, Merleau-Ponty, Waldenfels

Resumo

Este artigo tem a finalidade de desenvolver o tema da liberdade dentro de uma perspectiva inclusiva em Foucault, Merleau-Ponty e Waldenfels. Não pretendemos, metodologicamente, nos ater às diferenças peculiares entre tais filósofos, embora elas venham surgir naturalmente, mas abordaremos suas incomensuráveis contribuições para o tema. O tratamento a estes filósofos transcenderá os parâmetros de uma análise superficial para uma análise que os dirija a origem da problemática. Dessa maneira, buscaremos aprofundar os métodos por eles estudados, como o retorno fenomenológico em Merleau-Ponty e Waldenfels e o método genealógico em Foucault. Após tais analises, ficar-nos-á a pergunta: Como é possível a liberdade em meio a tantos entraves psicológicos, sociais e ideológicos? Por intermédio da criatividade, faz-se evidente uma criação que surge originariamente, encontrando campo fértil para sua expressividade. Como preocupação ética quanto a uma possível liberdade, o fio condutor de análise a ser traçado será o da inclusividade. Procuraremos desfazer o paradoxo inclusivo, a cuja resolução se encontrará no cerne filosófico proporcionado pelos autores estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNNER J.; W. MAHON, M. The ethics of Michel Foucault. In: Cambridge Companion to Michel Foucault. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, Cambridge, 2005. p. 141-158.

FOUCAULT, M. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ditos & Escrito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. p. 234-239.

______. História da sexualidade: o uso dos prazeres. São Paulo: Graal, 2003.

______. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 1979.

______. Surveiller et punir: naissance de la prision. Paris: Gallimard, 1975. MERLEAU-PONTY. M. O filósofo e sua sombra. In: Signos. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

______. Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1964.

______. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945.

______. O olho e o espírito. In: Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Coleção Os Pensadores).

WALDENFELS, B. Antwortgerister. Frankfurt-Main: Shurkamp, 1994.

______. Das leibliche Selbst: Vorlesungen zur Phänomenologie des Leibes. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2000.

______. Der Spielraum des Verhaltens. Frankfurt-Main: Suhrkamp, 1980.

______. In den netzen der Lebenswelt. Frankfurt-Main: Suhrkamp, 1985.

______. Ordnung im Zwielicht. Frankfurt-Main: Suhrkamp, 1987.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Artigos