A PERCEPÇÃO ORIGINÁRIA COMO PRIMÁRIA E FUNDANTE DO CONHECIMENTO EM MERLEAU-PONTY

Autores

  • Josiana Hadlich de Oliveira Mestranda Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4435

Palavras-chave:

Percepção, Reflexão Iniciante, Conhecimento, Merleau-Ponty

Resumo

Nesse artigo será dado destaque a certas críticas que foram dirigidas a Merleau-Ponty em sua comunicação intitulada “O primado da percepção e suas consequências filosóficas”. A teoria da percepção merleau pontyana é acusada de ser um relativismo por afirmar que a percepção depende das coisas e de nosso corpo e, assim, de ser um retorno ao protagorismo já que o que é percebido depende do sujeito percebedor. Mas é necessário mostrar uma ideia contrária a esse relativismo, na qual Merleau-Ponty esboça os pontos de sua teoria que traz a percepção como a principal modalidade da consciência e que tem como conseqüências a re conquista do mundo percebido, através de um retorno reflexivo às origens da percepção que é fundante de toda experiência científica, ética e racional, e a veracidade da realidade através da comunicação objetivante daquilo que é percebido.

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Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Artigos