A IDEOLOGIA DA EQUIPE ECONÔMICA DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

  • Mônica Soares Botelho PADILHA (PUCSP)
Palavras-chave: Racionalidade instrumental. Política econômica. Governo Fernando Henrique Cardoso. Neoliberalismo. Ideologia.

Resumo

O artigo analisa a ideologia da equipe econômica do governo Fernando
Henrique Cardoso, que orientou sua ação por uma racionalidade instrumental. Foi feita uma análise comparativa com as equipes econômicas dos governos anteriores, mostrando que a equipe do governo Cardoso abandonou o modelo desenvolvimentista para retomar o modelo clássico liberal. No entanto, o neoliberalismo da equipe de Cardoso não entende o mercado como um meio para se promover o desenvolvimento econômico e social. Herdeiros da geração pós Consenso de Washington, vêem o mercado como um fim em si. A relação que esses economistas estabeleceram com o mercado é quase religiosa, porque nele depositaram total confiança. Para estes economistas, era como se o mercado fosse uma entidade superior que naturalmente resolveria os problemas econômicos e sociais. Sob esse pretexto, colocaram em prática no país políticas típicas do neoliberalismo, que prevêem o desmantelamento do Estado e das grandes conquistas políticas e sociais. Na verdade, essa idolatria em relação
mercado configura a irracionalidade desses economistas que defendem explicitamente os interesses de um segmento da classe dominante, a saber, a burguesia financeira internacional. O que leva à conclusão de que não houve autonomia da equipe para elaborar as políticas econômicas do governo, porque seguem as receitas dos organismos internacionais. A autonomia só se estabeleceu em relação às classes trabalhadoras, que não participaram de qualquer negociação que lhes dizem respeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Soares Botelho PADILHA (PUCSP)

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado
2014-12-17
Seção
Artigos