A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE: DESEJO E PIEDADE EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Autores

  • Adriano Bueno Kurle Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4393

Palavras-chave:

Rousseau, Natureza humana, Subjetividade, Alteridade, Ética, Desejo

Resumo

Este artigo busca articular a noção de subjetividade de Rousseau descrevendo suas duas motivações básicas – autopreservação e piedade – e suas faculdades cognitivas (sensação, percepção, imaginação, memória e razão), focando a análise da primeira parte na categoria de desejo e de hábito, que em conjunto formam as paixões do indivíduo singular. A abordagem do nosso autor principia por descrever a constituição essencial do indivíduo humano e define sua ação por suas motivações básicas, que visam saciar suas necessidades. No segundo momento é posta a questão da alteridade, mostrando as condições que possibilitam seu surgimento, e quais a impossibilitam. A anterioridade do si e a compreensão do sofrimento através da capacidade natural da piedade, aliados à capacidade do transporte imaginário, aparecem de um lado; do outro o amor-próprio e o jogo do eu relativo, gerando a alienação e a perda da autorrelação imediata, impossibilitando a alteridade. Reflete-se, por fim, sobre a questão dos limites da alteridade no pensamento de Rousseau e se a anterioridade e primazia do si é um problema que lhe limita ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASSIRER, Ernst. A questão de Jean-Jacques Rousseau. São Paulo: Unesp, 1999.

CAMPOS, Edemilson A. A tirania de Narciso: alteridade, narcisismo e política. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas, 1998.

KURLE, Adriano B. O reconhecimento em Rousseau. In: Anais do IV Colóquio Rousseau. ESPÍNDOLA et al. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. (CD-ROM).

MONTEAGUDO, Ricardo. Rousseau existencialista. Trans/form/ação. v. 27, n. 1. Marília, 2004.

PRADO JR, Bento. Jean Jacques Rousseau entre as flores e as palavras. In: Rousseau: ensaios. PONGE, Robert et al. Caxias do Sul: UCS, 1979.

ROUSSEAU, J-J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. Ensaio sobre a origem das línguas. In: ______. Ensaio sobre a origem das línguas. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleção Os Pensadores).

______. Discurso sobre os fundamentos e a origem da desigualdade entre os homens. In: ______. Discurso sobre os fundamentos e a origem da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleção Os Pensadores).

ROUSSEAU, J-J. Contrato social. In: ______. Contrato social. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleção Os Pensadores).

STAROBINSKI, Jean. A transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

Downloads

Publicado

2011-07-30

Edição

Seção

Artigos