CONHECIMENTO E DEFINIÇÃO NO MÊNON DE PLATÃO

Palavras-chave: Aporia do Mênon, Método das Hipóteses, Definição, Platão, Mênon

Resumo

Através de uma análise do diálogo Mênon de Platão, identifico e estabeleço regras argumentativas gerais (úteis tanto a cientistas como filósofos) acerca do uso de definições. Mostro como o personagem Sócrates no diálogo estabelece exigências fortes para o conhecimento em geral, a saber, que o conhecimento da definição de algo deve ser anterior ao conhecimento de propriedades ou instâncias desse algo. Essas exigências de Sócrates e o modo como ele caracteriza uma definição (coextensiva ao definiendum, não circular, verdadeira e explanatoriamente relevante) levam Mênon a uma situação de impasse e a enunciar a Aporia do Mênon sobre a impossibilidade de buscar conhecimentos. Isso ocorre apenas pois Mênon é incapaz de identificar a jogada dialética de Sócrates: exigências fortes para o conhecimento de uma definição, a prioridade da definição, e o não reconhecimento de uma forma de conhecimento distinta do conhecimento por contato ou familiaridade. Em seguida, Sócrates prossegue a discussão no diálogo utilizando-se de hipóteses para mapear as condições nas quais a verdade ou falsidade das teses elencadas seriam o caso. Explico detidamente o que são a Aporia do Mênon, a definição socrática e o Método das Hipóteses, de modo a extrair princípios de raciocínio gerais úteis ainda hoje de um texto clássico da história da filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROWN, L. Plato and Aristotle. In: BUNIN, N. e TSUI-JAMES, E. P. (ed.). The Blackwell Companion to Philosophy. Oxford: Blackwell Publishers; 2003.

FINE, G. The Possibility of Inquiry: Meno's Paradox from Socrates to Sextus. Oxford: Oxford University Press; 2014.

_______. Inquiry on the Meno. In: KRAUT, R. (ed.). Cambridge Companion to Plato. Cambridge: Cambridge University Press; 1992.

LINDEMUTE, A. Análise do Método das Hipóteses no Mênon 86d-89e. Mimeo.

PLATÃO. Mênon. Trad. Maura Iglésias. São Paulo: Edições Loyola; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; 2001.

TEIXEIRA, C. Epistemologia. In: GALVÃO, P. (org.). Filosofia: Uma introdução por disciplinas. Lisboa: Edições 70; 2013.
Publicado
2020-07-20
Seção
Artigos