Conhecimento racional por conceitos (filosofia) e conhecimento racional por construção de conceitos (matemática)

Autores

  • Marcos César Seneda

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2018.v6n2.10.p45

Palavras-chave:

Kant, Análise, Síntese, Filosofia, Matemática

Resumo

A distinção entre filosofia e matemática enquanto modos de operação da razão tem presença marcante nos cursos de Lógica de Kant, mas igualmente articula diversas soluções de problemas no interior do pensamento crítico. No entanto, ela data do período pré-crítico, tendo se tornado bem explícita já na obra Investigação sobre a distinção dos princípios da teologia natural e da moral (1764). Quase duas décadas depois, essa distinção será retomada na “Doutrina transcendental do método”, contida na Crítica da razão pura (1781). Ao contrário de Christian Wolff, que propunha uma divisão tripartite do conhecimento, distinguindo conhecimentos históricos, filosóficos e matemáticos, Kant aloca os conhecimentos filosóficos e matemáticos no interior da mesma divisão epistemológica: ambos são conhecimentos racionais. No entanto, um é conhecimento racional por conceitos (filosofia) e outro é conhecimento racional por construção de conceitos (matemática). Por meio dessa distinção e das oposições que ela comporta, Kant vai definir o método de trabalho do filósofo e do matemático e o modo de resolução de problemas específico de cada uma dessas disciplinas. Comparando os dois textos citados acima, pretendemos esclarecer os procedimentos metodológicos concebidos mediante essa distinção, e as respectivas tarefas epistemológicas que ela comporta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos César Seneda

Doutorou-se pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é Professor associado do Instituto de Filosofia (IFILO) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Faz parte da Sociedade Kant Brasileira e atualmente é coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Filosofia e Interdisciplinaridade (CEPFI). Dedica-se à investigação de questões sobre teoria do conhecimento e teoria da ação, interessando-se pelas contribuições de Kant, Hume e Weber.

Downloads

Publicado

2019-01-29

Como Citar

Seneda, M. C. (2019). Conhecimento racional por conceitos (filosofia) e conhecimento racional por construção de conceitos (matemática). Estudos Kantianos [EK], 6(2), 45–52. https://doi.org/10.36311/2318-0501.2018.v6n2.10.p45

Edição

Seção

Artigos / Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)