A Raiz Rousseauísta da Antropologia Física de Kant

Autores

  • Leonardo Rennó Ribeiro Santos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n2.09.p125

Resumo

Há uma extensa bibliografia que busca detalhar a influência do pensamento de Jean-Jacques Rousseau na filosofia de Immanuel Kant. Entre aqueles que defendem um impacto decisivo do genebrino na estruturação da filosofia crítica, decidiu-se, talvez muito rapidamente, que ele deveria ser apenas buscado nas considerações de Kant atinentes à razão prática. É o caso da tese clássica de Ernst Cassirer, que pode ser tida como ponto de referência entre os primeiros exames sobre os elementos rousseauístas que estariam em jogo na moral kantiana e os trabalhos posteriores que procuraram rever, reforçando ou corrigindo, semelhante influência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Rennó Ribeiro Santos

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2018-01-26

Como Citar

Santos, L. R. R. (2018). A Raiz Rousseauísta da Antropologia Física de Kant. Estudos Kantianos [EK], 5(2). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n2.09.p125

Edição

Seção

Artigos / Articles