KANT, CIÊNCIA E SENSUS COMMUNIS

Autores

  • Patrícia Maria KAUARK-LEITE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n1.19.p283

Resumo

O objetivo deste texto é ampliar o escopo da reflexão sobre as condições transcendentais de validação da objetividade científica de modo a incluir a dimensão reguladora da razão do sensus communis, tomando como base algumas distinções importantes estabelecidas por Kant na Crítica da Faculdade de Julgar, especialmente na “Crítica da Faculdade do Juízo Estético”, em textos da Lógica, bem como em outros escritos de Kant pós 1781. O meu ponto de vista é que essa perspectiva ampliada sobre a natureza da razão, que enfatiza o seu carácter comunicativo e comunitário, pode ajudar-nos a compreender problemas filosoficamente relevantes relativos à objetividade abstrata da ciência, especialmente da microfísica, que lida com entidades inobserváveis, não acessíveis à experiência direta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Maria KAUARK-LEITE

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

KAUARK-LEITE, P. M. (2017). KANT, CIÊNCIA E SENSUS COMMUNIS. Estudos Kantianos [EK], 5(01). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n1.19.p283

Edição

Seção

Artigos / Articles