A DOUTRINA PENAL REPUBLICANA DE KANT

Autores

  • Aylton Barbieri DURÃO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n1.10.p125

Resumo

A fundamentação kantiana da doutrina penal parece problemática porque a ideia político-jurídica de repú- blica indica que nenhuma pena será necessária porque nenhum crime será cometido, enquanto a ideia ético-religiosa de república estabelece que é um dever a humanidade ingressar em uma comunidade ética segundo as leis da virtude. Mas, precisamente porque a ideia de república é uma ideia da razão da qual a humanidade deve se aproximar constantemente sem jamais alcançá-la, a razão prática deve fundamentar uma doutrina penal. A lei penal fundamentada pela razão prática é um imperativo categórico que exige tratar a humanidade como um fim em si mesmo e nunca meramente como um meio, por isso, o legislador, que segundo a constituição republicana é o povo unido, somente pode fazer leis segundo o princípio de que qualquer um que legisle em nome de outro pode ser injusto contra ele, por isso, somente o povo unido ao legislar não pode ser injusto contra ninguém, mas isto implica que o delito constitui um ato do súdito contra a sua própria vontade legisladora, por isso, todo crime cometido contra outro é cometido contra si mesmo, o que é expresso pela lei de talião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aylton Barbieri DURÃO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

DURÃO, A. B. (2017). A DOUTRINA PENAL REPUBLICANA DE KANT. Estudos Kantianos [EK], 5(01). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2017.v5n1.10.p125

Edição

Seção

Artigos / Articles