TERTIUM DATUR: KANT ENTRE HARMONIA PRÉ-ESTABELECIDA E INFLUXO FÍSICO

  • GUALTIERO LORINI

Resumo

Estudos Kantianos, Marília, v. 4, n. 2, p. 133-148, Jul./Dez., 2016 133 Tertium datur: Kant entre harmonia pré-estabelecida e influxo físico Gualtiero Lorini
A abordagem de Kant das diferentes teorias da causalidade que se confrontam no debate científico e filosófico de sua época é caracterizada, por um lado, pela referência a suas fontes mais diretas e, por outro lado, pela tendência à elaboração de uma perspectiva original, que não é totalmente redutível a estas mesmas fontes. Neste contexto, um dos primeiros pontos focais é representado pela referência a Leibniz, muitas vezes mediada por autores como Wolff e Baumgarten, o que, a propósito, leva o próprio Kant a por vezes acreditar esteja posicionando-se contra as teorias de Leibniz, ao passo que, na realidade, ele está, por exemplo, atacando uma tese de Wolff ou de um discípulo de Wolff.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GUALTIERO LORINI

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado
2017-02-08
Seção
Artigos/Articles