• Primeiro fascículo de Estudos Kantianos no ano 2020

    2020-08-04

    Este primeiro fascículo de Estudos Kantianos no ano 2020 reúne oito contribuições em três línguas – inglês, alemão e português –, tanto de académicos internacionais de renome, como de jovens investigadores que vêm reunindo grande consenso na comunidade kantiana graças ao seu trabalho sério e original. Além de trabalhos que se referem indirectamente ao pensamento kantiano, mostrando a fecundidade deste em tempos recentes – como é o caso da contribuição dedicada ao confronto entre Kant e Bolzano com respeito às categorias, bem como da contribuição que coloca Husserl e Ortega em diálogo a partir de um “fundo” kantiano –, há contribuições que questionam a esfera prática do criticismo, tais como o ensaio dedicado à motivação a agir por dever e o ensaio sobre a relação entre teleologia e tempo, que, no fundo, aborda por outro prisma a crucial questão liberdade-natureza. Há também uma contribuição extremamente técnica sobre a lógica inferencial kantiana e uma análise original da oralidade, destinada a reavaliar o peso desta no uso público da razão. Finalmente, duas contribuições dirigidas à esfera histórico-cosmopolita do criticismo. A primeira aborda o estatuto jurídico dos povos sem Estado, a segunda é uma reflexão mais ampla e deveras aguda sobre os mecanismos teóricos que estão na base da filosofia da história kantiana.
    O fascículo termina com um interessante essay-review, que apresenta e discute uma recente colecção de ensaios por importantes especialistas dedicada ao Naturrecht Feyerabend.
    Como sempre, os nossos agradecimentos aos autores que contribuem para o enriquecimento da revista, bem como aos pareceristas, que nos ajudam a manter um elevado nível científico.

     cover_issue_612_pt_BR.jpg

    Saiba mais sobre Primeiro fascículo de Estudos Kantianos no ano 2020
  • Revista do Centro de Pesquisas e ESTUDOSKANTIANOS - Valerio Rohden - v. 7 . n. 2 . 2019

    2020-01-29

    Tal como ocorrera nos dois últimos fascículos de Estudos Kantianos, publicados em janeiro e julho p.p., o que ora vem a público contém artigos de um futuro Léxico Kantiano Eletrônico em Língua Portuguesa, empresa que, tendo principiado em meados de 2015, congrega algumas dezenas de colaboradores brasileiros e portugueses, mas também acadêmicos alemães, argentinos, espanhóis, italianos e norte-americanos. Desta feita, as quatro colaborações aqui reunidas são de autoria de Ana Falcato e Cláudia Fidalgo da Silva, cujos contributos para a obra em pauta tornam-na inda mais auspiciosa para os que nos dedicamos ao pensamento kantiano. Completando a seção Artigos do presente fascículo, três preciosos estudos de Jacinto Rivera de Rosales [membro do Conselho Editorial de Estudos Kantianos], Juan Felipe Gebara Aristizábal e Ingrid Basso.
    Na seção Resenhas deste Fascículo 2 do volume VII de Estudos Kantianos, dois relevantes contributos de Silvia Di Sanza e Maria de Lourdes Borges, respectivamente sobre as seguintes obras: Diccionario de la Filosofía crítica kantiana e Knowledge, Morals, and Practice in Kant´s Anthropology.

    capa1.jpg

    Saiba mais sobre Revista do Centro de Pesquisas e ESTUDOSKANTIANOS - Valerio Rohden - v. 7 . n. 2 . 2019