Agora o Brasil tem uma Base! A BNCC e as influências do setor empresarial. Que Base?

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DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.06.p65

Palavras-chave:

BNCC, Público-privado, Política educacional

Resumo

Este artigo aborda a relação entre público e privado, os sujeitos que atuaram na elaboração da Base Nacional Comum Curricular-BNCC e o percurso até a promulgação. A educação básica passa a ser alvo dos interesses dos grupos da base empresarial, que visam direcionar as políticas educacionais e seu conteúdo. Os dados foram levantados através de análise documental, pesquisas já realizadas, sites, estabelecendo relações entre o público e o privado na BNCC. Os resultados apontam de um lado, a educação a serviço do mercado, por outro o esvaziamento da educação como processo de construção coletiva e a forte influência de grupos privados atuando na direção e no conteúdo da proposta educacional.

 Recebido em: 29/03/2020.
Aprovado em:15/05/2020. 

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Biografia do Autor

Maria Raquel Caetano, IFSUL

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013); professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, atua no Campus Sapucaia do Sul.

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

Caetano, M. R. (2020). Agora o Brasil tem uma Base! A BNCC e as influências do setor empresarial. Que Base?. Educação Em Revista, 21(2), 65–82. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.06.p65

Edição

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Artigos