Contribuições da Psicologia Social à formação de representações sociais que prescindam de preconceito: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.07.p95

Palavras-chave:

Psicologia Social, Homoafetividade, Educação em Direitos Humanos

Resumo

Relata-se neste artigo ações desenvolvidas durante uma experiência de extensão universitária, mediadas pela psicologia social e a categoria de análise das Representações Sociais. A prática aconteceu em um Centro de Referência de Assistência Social com seis adolescentes, cuja temática dos encontros circunscreveu a questão da sexualidade humana, com enfoque sobre a homoafetividade. Durante as discussões com os participantes, identificou-se preconceitos na sua forma de relacionar com pessoas homossexuais, expresso em sentimentos como nojo e atitudes de distanciamento. Nesta direção, elaborou-se quatro encontros de caráter psicoeducativo, para que fossem construídas novas representações sociais que prescindissem de preconceito. Concluiu-se este trabalho, afirmando que ações extensionistas favorecem a humanização de grupos historicamente marginalizados, os quais estão inseridos em contextos possibilitadores de violência, entretanto, somente isso não basta, são necessárias iniciativas que visam à transformação no modo de produção social, de forma a gerir condições equânimes e igualitárias de acesso a bens e serviços socialmente estabelecidos.

Recebido em: 05/11/2019.
Aprovado em: 16/03/2020.

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Biografia do Autor

Nilma Renildes da Silva, UNESP - Bauru

Professora doutora do departamento de psicologia da UNESP de Bauru

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

Acuna, J. T., & Silva, N. R. da. (2020). Contribuições da Psicologia Social à formação de representações sociais que prescindam de preconceito: um relato de experiência. Educação Em Revista, 21(01), 95–108. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.07.p95

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