Acessibilidade para estudantes surdos na educação à distância: uma proposta de recurso digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.04.p41

Palavras-chave:

Estudantes surdos, E-book, Tradutor automático para Libras

Resumo

Com vistas a ampliar a inclusão efetiva na Educação a Distância, que ainda enfrenta muitas barreiras, o principal objetivo deste estudo foi investigar os recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas para estudantes surdos. Na primeira fase da pesquisa, foi realizado um diagnóstico de abordagem qualitativa, em uma instituição de ensino superior a distância em Teresina – Piauí, com questionários como instrumentos de coletas de dados. Os participantes foram alunos surdos e ouvintes do curso de Letras Libras, professores e intérpretes. Entre os principais resultados, constatou-se que os alunos surdos têm muitas dificuldades na interpretação dos materiais didáticos e atividades na língua portuguesa. Sugeriu-se então, na segunda fase, a adaptação do material didático impresso do curso para e-books em forma de site, com tradutor automático para Libras integrado. Foi desenvolvido um protótipo usando o tradutor VLibras, que foi avaliado pelos participantes da pesquisa, com questionário online traduzido para Libras por meio de vídeos pelo professor-intérprete. O protótipo foi avaliado como fácil de usar e muito útil, fortalecendo o seu potencial como ferramenta de inclusão. Entretanto, os estudantes surdos alertaram para as limitações técnicas da tradução automática, em comparação com os intérpretes humanos.

Recebido em: 04/02/2020.
Aprovado em: 09/03/2020.

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

Sousa de Oliveira, N., & Pontual Falcão, T. (2020). Acessibilidade para estudantes surdos na educação à distância: uma proposta de recurso digital. Educação Em Revista, 21(01), 41–58. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.04.p41

Edição

Seção

Artigos