A pesquisa enquanto princípio educativo representada pelo PIBIC-JR no Instituto Federal do Paraná: primeiras impressões

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DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.06.p75

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Ensino Médio, Egressos

Resumo

Este artigo trata da análise da trajetória acadêmica de ex-bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica – Ensino Médio – PIBIC-EM, no âmbito dos Cursos Técnicos de Ensino Médio, do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, no período de 2011 a 2017. Tem como objetivo investigar se a participação no PIBIC-EM auxiliou na continuidade dos estudos acadêmicos ou se trouxe benefícios em relação ao mundo do trabalho e, ainda, retomar, de forma breve, os conceitos do trabalho enquanto princípio educativo e, também, a importância da pesquisa como princípio educativo. No que se refere aos aspectos metodológicos trata-se de um estudo de caso, onde foi aplicado um questionário online a egressos do programa. Os resultados apontam a importância do PIBIC para a formação inicial e que os egressos ex-bolsistas veem a participação no PIBIC como responsável na iniciação à pesquisa contribuindo na construção de conhecimentos práticos para a verticalização do ensino e acesso ao mundo do trabalho.

Recebido em: 04/02/2020.
Aprovado em: 11/03/2020.

 

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Biografia do Autor

Sandra Terezinha Urbanetz, IFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006). Docente do Instituto Federal do Paraná. Atua no ensino básico, técnico e tecnológico, na especialização em Educação Profissional e no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Paraná.

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

Tedesco FIlho, J. M., & Urbanetz, S. T. (2020). A pesquisa enquanto princípio educativo representada pelo PIBIC-JR no Instituto Federal do Paraná: primeiras impressões. Educação Em Revista, 21(01), 75–94. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.06.p75

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