PERCEPÇÕES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO E INTOLERÂNCIA DENTRO DO CAMPUS

Autores

  • Luci Mendes de Melo BONINI PUC-SP
  • Renan Antônio da SILVA UNESP/Araraquara
  • Marilene Ferreira de Lima OLIVEIRA Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20esp.09.p111

Palavras-chave:

Diversidade de Gênero, Estudantes Universitários, LGBTT

Resumo

Estudam-se as percepções de estudantes universitários a respeito da diversidade de gênero e as diferentes reações dos colegas mediante situações de preconceito. Este trabalho tem como objetivos descrever como os estudantes universitários percebem a diversidade de gênero no campus e o tratamento dispensado pelos colegas a essas pessoas. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, de corte transversal. O material utilizado foi um questionário baseado em Madureira (2007) e foi disponibilizado no Google forms para estudantes entre 18 e 40 anos. Foram participantes 61 estudantes universitários, sendo que 35 deles identificaram-se como sendo do gênero feminino, 25 do masculino e um como outro. A média de idade foi de 22,28 ±6,03 anos e 73,9% residem no Alto Tietê; 18% na cidade de São Paulo; 3,3% no Vale do Paraíba e Interior de São Paulo, Litoral Sul e ABC com 1,6%. A maioria dos participantes demonstraram respeitar seus colegas de classe e de curso, alguns apontam a existência de comentários e julgamentos que podem conduzir à violência verbal e à humilhação. Entende-se que o problema da homofobia no campus é ainda pequeno, mas algumas precauções podem ser tomadas, como a sensibilização em salas de aula, nos currículos ou mesmo em programas mais abrangentes.

Recebido em: 20/06/2019
Aprovado em: 27/08/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luci Mendes de Melo BONINI, PUC-SP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Docente no Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes e líder do GRUPPU, CNPq.

Renan Antônio da SILVA, UNESP/Araraquara

Pós–doutor em Ciências Sociais–UNESP/Marília. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista–UNESP. Bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG/PP) da Universidade de Mogi das Cruzes–UMC. Professor Permanente do PPG/PP da UMC.

Marilene Ferreira de Lima OLIVEIRA, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes, (UMC) Mestre em Educação, Psicologia da Educação PUC-SP, docente no curso de Educação Física da Universidade de Mogi das Cruzes, UMC.

Referências

ASSOCIAC?A?O BRASILEIRA DE LE?SBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.

BUTLER, Judith. Regulações de Gênero. Cadernos Pagu. Campinas, n. 42, p. 249-274, de jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645122. Acessado em: 22.04.2019.

CAMARGO, Shelley A.P.; SAMPAIO NETO, Luiz F. Sexualidade e gênero. Revista Faculdade Ciências Médicas Sorocaba. Sorocaba, v.19, n. 4, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/viewFile/35351/pdf. Acessado em: 22.04.2019.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zara, 2000

ELLIS, Sonja. Diversity and inclusivity at university: a survey of the experiences of lesbian, gay, bisexual and trans (LGBT) students in UK. Higher Education. v. 57, n. 6, jun./2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-008-9172-y.

HOLLAND, Laurel, MATTHEWS, Todd L., SCHOTT, Melinda R. “That’s So Gay!” Exploring College Students’ Attitudes Toward the LGBT Population, Journal of Homosexuality, 60:4, 575-595, 2013. DOI: 10.1080/00918369.2013.760321.

KANE, Melinda D. finding” safe” campuses: predicting the [resence pf LGBTstudent groups at Noth Carolina colleges and universities. Journal of Homosexuality, 60:828-852. 2013. DOI: 10.1080/00918369.2013.774837.

MADUREIRA, Ana Flávia A. Gênero, Sexualidade e diversidade na escola: a construção de uma cultura democrática. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. 2007. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1610/1/Tese_AnaFlaviaAmaralMadureira.pdf. Acessado em: 22.04.2019.

MURAGURI, Michael. Qualitative research methods for public policy. LAP LAMBERT: Saarbruchen, Germany. 2016.

NATIVIDADE, Marcelo; OLIVEIRA, Leandro de. Sexualidades ameac?adoras: religia?o e homofobia(s) em discursos evange?licos conservadores. Sexualidad, Salud y Sociedad. Revista Latinoamericana, Rio de Janeiro, n. 2, p. 121-161, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/SexualidadSaludySociedad/article/view/32/445. Acessado em: 22.04.2019.

OKA, Mateus; LAURENTI, Carolina. Entre sexo e gênero: um estudo bibliográfico-exploratório das ciências da saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 238-251, jan./2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902018000100238&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 26.04.2019. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902018170524.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Género. Temas de salud. 2018. Disponível em: https://www.who.int/topics/gender/es/. Acessado em: 22.04.2019.

POYNTER, Kerry J., WASHINGTON, Jamie. Multiple identities: creating community on campus lor LGBT students. New directions for students’ services. n. 111, Wiley Periodicals, Inc. Outono de 2005. DOI: https://doi.org/10.1002/ss.172.

PRAUN, Andrea Gonçalves. Sexualidade, gênero e suas relações de poder. Revista Húmus. São Luís/MA, v. 1, n. 1, jan./fev./mar./abr./2011. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1641. Acessado em: 26.04.2019.

SILVA, Renan Antonio. Trans, ideologia da violência, criando personagens de direitos no Brasil. In: SILVA, Paulo Celso da; ROVIDA, Mara; LOPES, Felipe T. P. e GARCIA, Wilton (orgs.). Gêneros, diversidades, tecnologias e smart city. Sorocaba: EDUNISO, 2018.

SILVA, Deborah R. da e POLONI, Paula Keiko I. A democratização da mídia ao representar travestis e transexuais. In: SILVA, Paulo Celso da; ROVIDA, Mara; LOPES, Felipe T. P. e GARCIA, Wilton (orgs.). Gêneros, diversidades, tecnologias e smart city. Sorocaba: EDUNISO, 2018.

WOODFORD, Michael R., SILVERSCHANZ Perry, SWANK, Eric, SCHERRER, Kristin S. e RAIZ, Lisa Predictors of Heterosexual College Students’ Attitudes Toward LGBT People, Journal of LGBT Youth, 9:4, 2-12. 297-320, DOI: 10.1080/19361653.2012.716697

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

BONINI, L. M. de M., SILVA, R. A. da, & OLIVEIRA, M. F. de L. (2019). PERCEPÇÕES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO E INTOLERÂNCIA DENTRO DO CAMPUS. Educação Em Revista, 20, 111–122. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20esp.09.p111

Edição

Seção

Artigos