Direito, jornalismo, educação e gênero: a eficácia das normas programáticas por meio das políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21esp.03.p23

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, Igualdade de gênero, Educação

Resumo

O presente artigo apresenta a importância das Conferências da Organização das Nações Unidas – ONU na construção da justiça, liberdade e igualdade de gênero, abordando a intensa relação do direito, jornalismo e educação na implementação das normas programáticas por meio das políticas públicas. A vida em sociedade é a base, o fundamento dos atores sociais e essa territorialidade ganha contornos constitucionais não só pelo destaque no tratamento constitucional que recebem materialmente como na implementação das políticas públicas que efetivam dos direitos fundamentais sociais.

Recebido em:18/06/ 2019
Aprovado em:15/12/2019

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Biografia do Autor

Rosana Maria Pires Barbato Schwartz, Universidade Presbiteriana Mackenzie

outora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2007); mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2001); especialista em estudos sobre a mulher. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do curso de Graduação em Pedagogia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia – CEFT da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Líder do Grupo de Pesquisa em História da Cultura, Sociedades e Mídia – CNPq. 

Lúcia Helena Polleti Bettini, Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Direito do Estado na subárea Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2009); mestre em Direito do Estado na subárea Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2004); É Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, integra o núcleo do Direito do Estado, e também do Centro de Comunicações e Letras - CCL da UPM; É professora da Escola de Direito e Humanidades da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS; sócio-membro do IBDC; advogada em São Paulo. 

João Clemente de Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-Doutorado em Sociologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2005); Doutorado e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1987). Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação do Programa em Educação, Arte e História da Cultura e do curso de Graduação em Pedagogia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia – CEFT da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Líder do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social – CNPq. 

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Publicado

2020-03-17

Como Citar

Schwartz, R. M. P. B., Bettini, L. H. P., & Souza Neto, J. C. de. (2020). Direito, jornalismo, educação e gênero: a eficácia das normas programáticas por meio das políticas públicas. Educação Em Revista, 21, 23–36. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21esp.03.p23

Edição

Seção

Artigos