Investigação matemática e educação financeira em um curso de licenciatura em Matemática

Palavras-chave: Investigação Matemática, Educação Financeira, Formação Inicial

Resumo

Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar como tarefas de investigação matemática relacionadas à educação financeira podem contribuir na formação inicial do futuro professor do ensino básico e/ou superior. Por meio desta metodologia é possível que os alunos se sintam responsáveis pela sua própria aprendizagem, de modo que desenvolvam o senso crítico a partir de problemas que fazem parte do seu cotidiano, tornando-se mais preparados para, posteriormente, ensinarem educação financeira. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: manifestações de aprendizagem em atividades investigativas; desenvolvimento do pensamento crítico em situações do cotidiano; análise das dificuldades durante a resolução da tarefa e; relações entre ensino de matemática, educação financeira e economia. Por meio deste estudo, conclui-se que as tarefas investigativas contribuíram no desenvolvimento do espírito crítico dos alunos e nos processos de ensino e de aprendizagem. A formação inicial precisa proporcionar estudos sobre educação financeira e experiências com investigação matemática na disciplina de matemática financeira, pois dessa forma os futuros professores poderão se sentir mais seguros para ensinar tais conceitos aos seus alunos.

Recebido em: 23/07/2019.
Aprovado em: 02/03/2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Ensino (UNIVATES, Lajeado/RS), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), Mestra em Economia (UFPB, João Pessoa/PB), Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (Economia/ICEAC/FURG, Rio Grande/RS), Membro do Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos, Endereço: UNIVATES - Rua Avelino Talini, 171, Setor A, Prédio 2, Sala 121, Bairro Universitário, Lajeado, RS, Brasil, CEP: 95.914.014, Email: patriciafranzoni@furg.br.

Marli Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Educação (UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil), Professora da Graduação em Matemática e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2), Membro do Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos, Endereço: UNIVATES, Rua Avelino Talini, 171, Setor A, Prédio 2, Sala 121, Bairro Universitário, Lajeado, RS, Brasil, CEP: 95.914.014, Email:mtquartieri@univates.br.

Referências

-
Publicado
2020-04-27
Seção
Artigos