A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito.

Autores

  • João Oliveira Ramos Neto Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.02.p7

Palavras-chave:

Ensino técnico, Evasão escolar, Permanência e êxito

Resumo

Este artigo trata da evasão escolar no ensino técnico-profissionalizante e é resultado de uma pesquisa de estágio pós-doutoral que teve como objeto de estudo os planos estratégicos de permanência e êxito dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Na primeira parte, são definidos e apresentados os planos estratégicos. Na segunda parte, eles são analisados em debate com a bibliografia. Por fim, são apresentadas algumas conclusões. A principal conclusão foi que nenhum plano estratégico de permanência e êxito questionou o projeto pedagógico dos institutos federais, sempre exaltado na literatura pelas inovações que se propôs, ainda que os altos números de evasão demonstrem que essa idealização não esteja condizendo com a realidade.

Recebido em: 10/06/2019
Aceito em: 18/07/2019

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Biografia do Autor

João Oliveira Ramos Neto, Instituto Federal Goiano

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás; professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano.

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Ramos Neto, J. O. (2019). A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito. Educação Em Revista, 20(2), 7–24. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.02.p7

Edição

Seção

Artigos