Horace Lane, a comitiva paulista e a exposição internacional de educação em Saint Louis em 1904

  • José Veloso dos Santos Universidade Estadual Paulista, Campus Marília
  • Ana Clara Bortoleto Nery Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília.
Palavras-chave: Exposição internacional de educação, Horace Lane, Instrução pública paulista

Resumo

Em 1904, o Centro do Professorado Paulista em parceria com o Senado Estadual e a escola Americana, selecionou e enviou uma comitiva para a Exposição Internacional de Educação que aconteceu na cidade de Saint Louis nos Estados Unidos da América. O objetivo do presente artigo é considerar o papel desempenhado por Horace Lane no aporte à formação da comitiva da instrução pública paulista para a Exposição de Saint Louis. Amparamos essa análise dialogando em torno dos agentes, suas práticas e suas apropriações no intuito de uma melhor compreensão do contexto escolar paulista no final do século XIX e início do século XX. As fontes utilizadas se constituem da seleção de documentos primários do protagonista, pesquisa histórica e revisão bibliográfica. A partir da discussão realizada conclui-se que embasados na ação de Horace Lane, as lideranças paulistas decidem enviar uma comitiva para Saint Louis a fim de observar os procedimentos metodológicos e adquirir material pedagógico em voga nos Estados Unidos e Europa para viabilizar a introdução dos mesmos na instrução pública paulista.

Recebido em: 13/05/2019
Aceito em: 22/07/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Veloso dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Campus Marília

José Veloso dos Santos, Mestre em História da Educação, UNESP – Marília (Universidade Estadual Paulista, Campus Marília), Departamento de História e Filosofia, velosotupa@hotmail.com, Grupo de pesquisa GEPAEFE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração da Educação e Formação de Educadores). 

Ana Clara Bortoleto Nery, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília.

Docente da UNESP, Graduação e Pós-Graduação. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994); doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999); Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2005) e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2008). Professora adjunta (livre-docente) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado
2019-09-05
Seção
Artigos