As práticas de letramento de crianças e adolescentes da biblioteca comunitária amigos da leitura

  • Jannine da Silva Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco - grupo de pesquisa
  • Telma Ferraz Leal UFPE
Palavras-chave: Mediações de leitura, Biblioteca comunitária, Literatura

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar as práticas de mediação de leitura realizadas em uma biblioteca comunitária, investigando as estratégias de formação de leitores desenvolvidas. A Metodologia constou de um mapeamento das atividades de mediação de leitura realizadas na biblioteca, observações sistemáticas e entrevistas com mediadores de leitura e gestor da biblioteca. Diferentes atividades eram desenvolvidas na biblioteca: organização da biblioteca e planejamento das atividades; atividades que promovem a leitura de textos literários; outras atividades que não envolvem leitura de obras literárias. A principal ação identificada foi a de mediação de leitura, que consiste na participação e envolvimento da comunidade nas ações realizadas pela biblioteca de maneira criativa e prazerosa.

Recebido em: 25/04/2019
Aceito em: 18/07/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jannine da Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco - grupo de pesquisa

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalhou no Serviço Social do Comércio-SESC Unidade Casa Amarela em Recife, Pernambuco. Orientada PIBIC-FACEPE do Projeto: Jogos de alfabetização digital: concepção de professores de Salas de Recursos Multifuncionais e sua aplicabilidade em estudantes com TEA. Projeto de conclusão de curso pela UFPE: As práticas de letramento de crianças e adolescentes na Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura. Atualmente está no grupo de pesquisa: Heterogeneidade e alfabetização concepções e práticas, na UFPE.

Telma Ferraz Leal, UFPE

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco; professora da Universidade Federal de Pernambuco

Referências

ALVES, Mariana de Sousa. SALCEDO, Diego Andres. Um Mapeamento da produção científica sobre bibliotecas comunitárias na ciência da informação brasileira. Revista de Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 40-66, set. 2016/fev. 2017.
BRIAN, V. Street. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo. São Paulo, n. 8, p. 465-488, 2007.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao Revés do avesso-Leitura e formação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2015.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 1998.
KLEIMAN, Ângela B. Os Significados do letramento uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado das Letras, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Leitura, ensino e pesquisa. Campinas, São Paulo: Pontes, 2008.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo: Educação em ação. São Paulo: Editora Ática, 1993.
MACHADO, Elisa Campos. Uma Discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 1, p. 80-94, jul./dez. 2009-ISSN: 1678-765 X.
MACHADO, Elisa Campos. Identidade cultural de Heliópolis: biblioteca comunitária. Informação & Sociedade: Estudos. João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 113-125, jul./dez. 2005.
MONTENEGRO, Sandra. A práxis educativa amorosa no discurso de Paulo Freire. In: JOFILI, Zélia e GOMES, Fatima (orgs.) Paulo Freire: diálogo e práticas educativas. Recife: Ed. Bagaco, 2012.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola, In: Escola e leitura/velha crise novas alternativas. Coleção Leitura e Formação. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
RIBEIRO, Jonas. Colcha de leituras: unindo amores, alinhavando leitores. São Paulo. Ed. Elementar, 2009.
ROSA, Ester Calland; DUBEUX, Maria Helena Santos. Abriu-se a biblioteca. Mitos, rimas, imagens, monstros, gente e bichos. In: Literatura na escola e na comunidade. Recife. Ed. Universitária, 2015.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SILVA, Márcia Regina. Leitura: mediação e mediador. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 74-78, 2012.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo horizonte: Ed. Autêntica, 2012.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6a edição. Porto Alegre: Editora Artmed, 1988.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 edição. São Paulo: Cortez, 2007.
Leituras em Elos: o prazer em ler com crianças e adolescentes. Instituto CeA. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, CIESP, 2009.
Publicado
2019-09-05
Seção
Artigos