As Práticas de letramento de crianças e adolescentes da biblioteca comunitária amigos da leitura

  • Jannine da Silva Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco - grupo de pesquisa
  • Telma Ferraz Leal UFPE
Palavras-chave: Mediações de leitura. Biblioteca comunitária. Literatura

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar as práticas de mediação de leitura realizadas em uma biblioteca comunitária, investigando as estratégias de formação de leitores desenvolvidas. A Metodologia constou de um mapeamento das atividades de mediação de leitura realizadas na biblioteca, observações sistemáticas e entrevistas com mediadores de leitura e gestor da biblioteca. Diferentes atividades eram desenvolvidas na biblioteca: organização da biblioteca e planejamento das atividades; atividades que promovem a leitura de textos literários; outras atividades que não envolvem leitura de obras literárias. A principal ação identificada foi a de mediação de leitura, que consiste na participação e envolvimento da comunidade nas ações realizadas pela biblioteca de maneira criativa e prazerosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jannine da Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco - grupo de pesquisa

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalhou no Serviço Social do Comércio-SESC Unidade Casa Amarela em Recife, Pernambuco. Orientada PIBIC-FACEPE do Projeto: Jogos de alfabetização digital: concepção de professores de Salas de Recursos Multifuncionais e sua aplicabilidade em estudantes com TEA. Projeto de conclusão de curso pela UFPE: As práticas de letramento de crianças e adolescentes na Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura. Atualmente está no grupo de pesquisa: Heterogeneidade e alfabetização concepções e práticas, na UFPE.

Telma Ferraz Leal, UFPE

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco; professora da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado
2019-09-05
Seção
Artigos