A Abrangência das Pesquisas Brasileiras sobre Práticas Pedagógicas e Práticas de Ensino: considerações e posicionamentos teóricos

  • Luciana Ponce Bellido Giraldi Universidade do Sagrado Coração - USC http://orcid.org/0000-0001-6888-9940
  • Marcia Cristina A. Perez Professora do Departamento de Psicologia da Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Práticas de Ensino, Produções brasileiras sobre ensino.

Resumo

O objetivo deste texto foi identificar e analisar produções brasileiras dedicadas a estudar o ensino e as práticas pedagógicas. Para isso, foram organizadas revisões bibliográficas nas seguintes bases de dados: CAPES/MEC, SciELO e Ibict. Foram analisados 28 trabalhos, selecionados conforme critérios previamente estabelecidos. Foi possível concluir que as pesquisas sobre práticas pedagógicas perpassaram um número variado de temáticas, o que torna difícil o processo de constituição coletiva de conhecimentos resultantes de tais estudos. Além disso, as investigações localizadas referenciam, a priori, a necessidade de mudanças e/ou inovações em práticas docentes, muitas vezes, ainda sem apreender o que tem sido feito concretamente em salas de aula. Pontua-se por fim que não foram localizadas pesquisas que relacionassem as ações de alunos e as práticas docentes em contextos escolares concretos.

Recebido em: 18/02/2018.
Aprovado em: 13/06/2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Ponce Bellido Giraldi, Universidade do Sagrado Coração - USC
Doutora em Educação Escolar, UNESP/Araraquara, participou do Programa de Estágio Pós-Doutoral junto a Fundação Carlos Chagas - FCC. É professora no Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração - USC.
Marcia Cristina A. Perez, Professora do Departamento de Psicologia da Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP.
Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia da Educação - UNESP.  
Publicado
2019-06-28
Seção
Artigos