PERCEPÇÕES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO E INTOLERÂNCIA DENTRO DO CAMPUS

  • Luci Mendes de Melo BONINI PUC-SP
  • Renan Antônio da SILVA UNESP/Araraquara
  • Marilene Ferreira de Lima OLIVEIRA Universidade de Mogi das Cruzes
Palavras-chave: Diversidade de Gênero, Estudantes Universitários, LGBTT

Resumo

Estudam-se as percepções de estudantes universitários a respeito da diversidade de gênero e as diferentes reações dos colegas mediante situações de preconceito. Este trabalho tem como objetivos descrever como os estudantes universitários percebem a diversidade de gênero no campus e o tratamento dispensado pelos colegas a essas pessoas. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, de corte transversal. O material utilizado foi um questionário baseado em Madureira (2007) e foi disponibilizado no Google forms para estudantes entre 18 e 40 anos. Foram participantes 61 estudantes universitários, sendo que 35 deles identificaram-se como sendo do gênero feminino, 25 do masculino e um como outro. A média de idade foi de 22,28 ±6,03 anos e 73,9% residem no Alto Tietê; 18% na cidade de São Paulo; 3,3% no Vale do Paraíba e Interior de São Paulo, Litoral Sul e ABC com 1,6%. A maioria dos participantes demonstraram respeitar seus colegas de classe e de curso, alguns apontam a existência de comentários e julgamentos que podem conduzir à violência verbal e à humilhação. Entende-se que o problema da homofobia no campus é ainda pequeno, mas algumas precauções podem ser tomadas, como a sensibilização em salas de aula, nos currículos ou mesmo em programas mais abrangentes.

Recebido em: 20/06/2019
Aprovado em: 27/08/2019

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Biografia do Autor

Luci Mendes de Melo BONINI, PUC-SP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Docente no Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes e líder do GRUPPU, CNPq.

Renan Antônio da SILVA, UNESP/Araraquara

Pós–doutor em Ciências Sociais–UNESP/Marília. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista–UNESP. Bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG/PP) da Universidade de Mogi das Cruzes–UMC. Professor Permanente do PPG/PP da UMC.

Marilene Ferreira de Lima OLIVEIRA, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes, (UMC) Mestre em Educação, Psicologia da Educação PUC-SP, docente no curso de Educação Física da Universidade de Mogi das Cruzes, UMC.

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Publicado
2019-10-23
Seção
Artigos