EDUCAÇÃO COMPARADA: RELEVÂNCIA EPISTEMOLÓGICA E OPERACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.04.p41

Palavras-chave:

Educação, Educação Comparada, América Latina

Resumo

A Educação Comparada não constitui propriamente disciplina curricular, mas método para deslinde da realidade, aferindo sistemas pedagógicos, do ponto de vista didático e institucional. Pelas discrepâncias, peculiaridades e similitudes enseja o entendimento e fornece subsídios para o aprimoramento das estruturas aferidas. De um lado, vale-se da Sociologia e, de outro, da Filosofia. Por via de regra, os estudos da matéria não efetuaram abordagem epistemológica, optando pela aplicação pura e simples do método. Assim sendo, faz-se mister desenvolver pesquisas acerca de Educação Comparada na América Latina, em função do avanço da integração latino-americana. A implementação do método comparativo comporta várias vertentes de análise. O princípio da comparação emana da alteridade, projetando luz sobre as disparidades e assemelhamentos. Urgem esforços para estudos de Educação Comparada, visto que as nações latino-americanas podem auferir sobremodo com os avanços educacionais das outras, mormente ensejo da conjuntura de globalização que ora se processa.

Recebido em: 01/09/2015.
Aprovado em: 28/11/2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ADELCIO MACHADO DOS SANTOS, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor. Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Endereço eletrônico: adelciomachado@gmail.com.

JOEL HAROLDO BAADE, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor. Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Endereço eletrônico: baadejoel@gmail.com.

EVERALDO DA SILVA, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor. Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Endereço eletrônico: prof.evesilva@gmail.com.

Referências

BONITATIBUS, S. G. Educação comparada: conceito, evolução, métodos. São Paulo: EPU, 1989.

CRUZ, Teresinha Rosa. Educação e Organização Social: estudo comparado dos sistemas de educação. Petrópolis: Vozes, 1984.

FERREIRA, A. G. O sentido da educação comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, mai./ago. 2008.

FRANCO, Maria Ciavatta. Estudos comparados e educação na América Latina. São Paulo: Livros do Tatu/Cortez, 1992.

FRANCO, Maria Ciavatta. Quando nós somos o outro: questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educação e Sociedade, Campinas , v. 21, n. 72, p. 197-230, Ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000300011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 Ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302000000300011.

LOURENÇO FILHO, M. B. Educação comparada. São Paulo: Melhoramentos, 1961.

NISKIER, Arnaldo Si CARVALHO, Marlene de. Educação comparada moderna. São Paulo: Tabajara, 1973.

Downloads

Publicado

2017-06-12

Como Citar

SANTOS, A. M. D., BAADE, J. H., & SILVA, E. D. (2017). EDUCAÇÃO COMPARADA: RELEVÂNCIA EPISTEMOLÓGICA E OPERACIONAL. Educação Em Revista, 18(1), 41–56. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.04.p41

Edição

Seção

Artigos