PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA ESCOLAR: O CASO DO PROGRAMA ACELERA BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.03.p23

Palavras-chave:

Educação, Aprender, Programa Acelera Brasil

Resumo

Considerando as fragilidades da educação brasileira para atingir resultados satisfatórios referentes aos processos de alfabetização, a temática desta pesquisa gira em torno do aprender. Objetivou investigar como vem sendo realizadas intervenções na prática escolar com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Adota como corpus de análise, o Programa Acelera Brasil (PAB) do Instituto Ayrton Senna (IAS). Com esta investigação, perceberam-se práticas amparadas numa concepção de educação tradicional, a qual almeja alcançar êxito com os estudantes sustentado por iniciativas que contêm em seu discurso os conceitos de eficiência, organização, avaliação e desempenho. É possível afirmar que alguns “pacotes educacionais” vêm alcançando resultados pouco eficientes quanto ao resgate do papel do professor como cientista da educação, bem como quanto ao desenvolvimento de espaços propositores de uma aprendizagem que aciona campos de autonomia docente e discente.

Recebido em: 16/01/2016.
Aprovado em: 06/12/2016.

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Biografia do Autor

JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Endereço eletrônico: josiwikboldt@hotmail.com

CARLA GONÇALVES RODRIGUES, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Endereço eletrônico: cgrm@ufpel.edu.br

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Publicado

2017-06-12

Como Citar

SCHWANTZ, J. W., & RODRIGUES, C. G. (2017). PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA ESCOLAR: O CASO DO PROGRAMA ACELERA BRASIL. Educação Em Revista, 18(1), 23–40. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.03.p23

Edição

Seção

Artigos