AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: REPRESENTAÇÕES DECORRENTES DE PRÁTICAS INSTITUÍDAS NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.02.p7

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Tendências pedagógicas, Formação de Professores

Resumo

Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa sobre representações de avaliação das aprendizagens de alunos concluintes do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. O objetivo é verificar se nas representações dos alunos a avaliação está associada à classificação ou à avaliação formativa. Para contextualizar esta pesquisa, nos ancoramos nas práticas avaliativas que emergem das tendências pedagógicas caracterizadas por Libâneo (1985). A abordagem metodológica foi qualitativa com a utilização de questionário. Como resultado, verificamos a necessidade de repensar a formação dos professores, pois, se a construção da identidade docente se dá a partir das experiências pessoais e profissionais, problematizar questões referentes à avaliação das aprendizagens pode fomentar práticas menos instrumentais e relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem.

Recebido em: 09/10/2015.
Aprovado em: 06/12/2016.

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Biografia do Autor

MARI CLAIR MORO NASCIMENTO, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

RAQUEL LAZZARI LEITE BARBOSA, Faculdade de Filosofia Ciências – Unesp/Marília

Professora adjunta na Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Assis e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências – Unesp/Marília. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da Unesp/Assis. Endereço eletrônico: raqueleite@uol.com.br

SÉRGIO FABIANO ANNIBAL, Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Assis

Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Assis. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da Unesp/Assis. Endereço eletrônico: annibal@assis.unesp.br

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Publicado

2017-06-12

Como Citar

NASCIMENTO, M. C. M., BARBOSA, R. L. L., & ANNIBAL, S. F. (2017). AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: REPRESENTAÇÕES DECORRENTES DE PRÁTICAS INSTITUÍDAS NA FORMAÇÃO INICIAL. Educação Em Revista, 18(1), 7–22. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.02.p7

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