ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NA ALEMANHA E NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO DOS CONCEITOS E DE RESULTADOS DE PESQUISAS NACIONAIS

Autores

  • HEIKE SCHMITZ Universidade Federal da Bahia
  • WOLFRAM ROLLETT
  • CHARLOTTE BONGARD SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.04.p43

Palavras-chave:

Avaliação de política, Escola em tempo integral, Política educacional

Resumo

O aumento de números de escolas em tempo integral é objetivo da política educacional do Brasil e da Alemanha. Cada país implementou uma política federal em âmbito nacional e encomendou pesquisas sobre a mesma no panorama educacional. Objetiva-se aqui descrever o conceito da educação em tempo integral e o perfil das pesquisas, e discutir alguns dos seus resultados. Por meio de uma revisão da literatura científica, da análise de documentos oficiais e de relatórios dessas pesquisas, identificaram-se diferenças e semelhanças entre os dois casos. Na Alemanha, o conceito da escola em tempo integral apresenta maior flexibilidade; o apoio políticofinanceiro oferecido pela União focaliza a construção e a reforma da infraestrutura escolar. No Brasil, com uma definição legal menos flexível, as verbas federais são destinadas para a aquisição de equipamento pedagógico e compensação financeira de voluntários. As pesquisas nacionais são de natureza quantitativa transversal. A pesquisa da Alemanha é, além disso, longitudinal, identificando quantitativamente efeitos da educação em tempo integral e condições favoráveis para sua implementação. Ambos os países apresentam um aumento quantitativo significante de escolas com jornada ampliada, mas o número de alunos atendidos deixa a desejar.
O grande desafio, nos dois casos, é de integrar melhor a oferta extraclasse nos projetos pedagógicos das escolas.

Recebido em: 09/10/2015.
Aprovado em:10/01/2017.

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Biografia do Autor

HEIKE SCHMITZ, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação (Universidade Federal da Bahia). Professora do Departamento de Educação e do Programa da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Endereço eletrônico: hs.contato.ufs@gmail.com

WOLFRAM ROLLETT

Doutor em Psicologia (Technische Universität Braunschweig - Alemanha). Professor do Instituto de Educação (Departamento de Graduação e Pos-Graduação em Educação) da Pädagogischen Hochschule Freiburg – Alemanha. Endereço eletrônico: wolfram.rollett@ph-freiburg.de

CHARLOTTE BONGARD SILVA

Mestre em Modern Global History (Jacobs University / Universität Bremen - Alemanha). Fellow do Programa Teach First Deutschland na Gesamtschule Duisburg-Meiderich - Alemanha. Endereço eletrônico: charlotte.bongard@gmail.com

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Publicado

2017-03-14

Como Citar

SCHMITZ, H., ROLLETT, W., & SILVA, C. B. (2017). ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NA ALEMANHA E NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO DOS CONCEITOS E DE RESULTADOS DE PESQUISAS NACIONAIS. Educação Em Revista, 18(1), 43–72. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.04.p43

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