A CONSTRUÇÃO DA META DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014)

Autores

  • CLÁUDIA MOTA DARÓS PARENTE Universidade Estadual Paulista – Unesp

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.03.p23

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral, Plano Nacional de Educação, Agenda Política

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da meta de educação em tempo integral do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado em 2014, buscando compreender como a educação em tempo integral foi se constituindo parte da agenda política da educação brasileira nas últimas duas
décadas. Para isso, apresenta o percurso político, histórico e legal da educação em tempo integral desde a LDB até a aprovação da meta nº 6 do Plano Nacional de Educação, em 2014, com foco na análise das discussões nas Conferências Nacionais de Educação (2010/2014) e das discussões no Congresso Nacional. Com base nos princípios da análise de conteúdo, o presente artigo considerou documentos legais, propositivos, técnicos e político-analíticos elaborados pelos Poderes Executivo e Legislativo e documentos elaborados, discutidos e/ou legitimados pela sociedade civil organizada. O estudo mostra que a temática da educação em tempo integral vem ganhando espaço na agenda política e a criação de uma meta específica no Plano Nacional de Educação indica possibilidades de formulação e implementação de políticas mais efetivas para a área, a depender de capacidade institucional e política de manutenção do tema na agenda formal.

Recebido em: 23/11/2016.
Aprovado em:18/01/2017.

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Biografia do Autor

CLÁUDIA MOTA DARÓS PARENTE, Universidade Estadual Paulista – Unesp

Professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Campus Marília e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus Presidente Prudente - Universidade Estadual Paulista – Unesp. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Endereço eletrônico: claudiadaros@marilia.unesp.br

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Publicado

2017-03-14

Como Citar

PARENTE, C. M. D. (2017). A CONSTRUÇÃO DA META DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014). Educação Em Revista, 18(1), 23–42. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.03.p23

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