Educação e Relações de Trabalho nas Organizações Autogestionárias

Autores

  • Neusa Maria DAL RI
  • Candido Giraldez Vieitez

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.669

Palavras-chave:

educação, autogestão, cooperativas.

Resumo

Para as empresas e cooperativas autogestionárias a educação é um fator mais importante do que para os empreendimentos convencionais. Verificam-se nessas organizações processos de educação e re(educação) formais e informais. No plano informal encontra-se em curso um processo de (re)educação derivado do fato de que os associados encontram-se imersos em relações de trabalho de novo tipo, não tipicamente burocráticas. Os trabalhadores, transfigurados em trabalhador coletivo autônomo, apresentam-se como os mentores e gestores do próprio empreendimento. O nível de escolaridade, herdado das empresas convencionais, é baixo. As organizações estão conscientizando-se da importância da educação e promovendo várias atividades, contudo, os esforços realizados são ainda insuficientes. Seja como for, investimento em educação formal, no que se incluí a preparação específica para a autogestão, é uma condição imprescindível ao futuro desses empreendimentos.

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Publicado

2021-09-09

Como Citar

DAL RI, N. M., & Vieitez, C. G. (2021). Educação e Relações de Trabalho nas Organizações Autogestionárias. Educação Em Revista, 2(1), 96–109. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2001.v2n1.669

Edição

Seção

Artigos