Fernando de Azevedo e o esboço de uma teoria pedagógica para as condições da educação brasileira

Autores

  • Catharina Edna Rodriguez ALVES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n1.656

Palavras-chave:

Progresso educacional. Sociedade. Cultura.

Resumo

Este artigo tem o intuito de analisar as configurações dos saberes filosófico e sociológico em torno das quais se constitui a teoria pedagógica de Fernando de Azevedo e as fontes teóricas apropriadas para fundamentá-la. Para que ocorra uma articulação de ambos os itens, Fernando de Azevedo, em seu discurso político-educacional e pedagógico, postula critérios e medidas racionais, derivados de uma filosofia racional, que procura compreender a totalidade do fenômeno educativo e conferir um sentido supostamente universal à educação brasileira. Isso não significa desconsiderar as particularidades e os problemas de nossa cultura e de nossa educação, mas justamente diagnosticálos precisa e objetivamente, por meio das ciências, explicando-os, no presente, para que política e pedagogicamente se assuma uma perspectiva futura, um projeto com argumentos teóricos convincentes, apropriados das fontes teóricas, os quais confiram um sentido a essa realidade singular e superem os entraves que nela se colocam, para o seu desenvolvimento

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

ALVES, C. E. R. (2021). Fernando de Azevedo e o esboço de uma teoria pedagógica para as condições da educação brasileira. Educação Em Revista, 11(1), 37–52. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n1.656

Edição

Seção

Artigos