O ensino da filosofia de Platão através da obra Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley: educação, cidadania e a defesa da estabilidade social

Autores

  • Joaquim Francisco de Lira Neto
  • Martha Rosa Pisani Destro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n2.648

Palavras-chave:

Platão. Educação – Filosofia. Ficção inglesa.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor o ensino da filosofia de Platão (427 - 347 a.C.), na escola, enfocando-se A República, através da análise da obra de ficção científica Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, com ênfase na relação entre as ideias e valores difundidos pela educação e os contextos sociais revelados nas referidas obras. O clássico de Huxley pode estimular e ser um instrumento importante na introdução ao pensamento de Platão, fornecendo subsídios para a reflexão sobre determinados meios pelos quais certas ideias e valores relacionados ao conceito de cidadania contribuem para a estabilidade social, legitimando formas de dominação através da divisão social do trabalho. Dessa forma, a análise da obra de Huxley pode proporcionar aos alunos uma leitura crítica da filosofia platônica.

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

Neto, J. F. de L., & Destro, M. R. P. (2021). O ensino da filosofia de Platão através da obra Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley: educação, cidadania e a defesa da estabilidade social. Educação Em Revista, 10(2), 1–14. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n2.648

Edição

Seção

Artigos